Com atribuição recente dum prémio do BPI-Fundação ”la Caixa”, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu vai avançar com mais um projeto inovador de capacitação pessoal, social e profissional, visando a instalação de uma cafetaria inclusiva no centro da cidade de Viseu.
O projeto deu outro passo importante no passado dia 14, com a APPACDM Viseu e o Município local a assinarem um protocolo de colaboração tendo em vista a cedência de um espaço comercial para implementação do projeto da Cafetaria DoceMente II.
Para Pedro Baila Antunes, Presidente da Instituição, «esta distinção, uma das mais prestigiadas em Portugal no domínio social, orgulham muito toda a comunidade APPACDM Viseu».
«Queremos agradecer muito ao BPI-Fundação “la Caixa”, enaltecendo toda a sua cultura e dinâmica institucional no domínio social, absolutamente exemplares para a sociedade. Esta é mais uma oportunidade para a APPCDM Viseu promover a inclusão de todos, de dentro para fora e de fora para dentro. Das pessoas que apoiamos e servimos diretamente, mas igualmente trazer cada vez mais a comunidade à nossa realidade tão humana e especial.
Na assinatura do protocolo de colaboração, o Presidente do Município Viseense, Fernando Ruas, endereçou os parabéns à APPACDM Viseu «pela concretização deste novo projeto e por todo o trabalho desenvolvido, em prol da comunidade de pessoas com deficiência do Concelho».
No evento, que decorreu nas futuras instalações da Cafetaria DoceMente II, foi apresentada uma antevisão do que será «um espaço positivamente diferenciador, acolhedor, solidário e inclusivo», como refere Cristina Duque Lemos, da Direção da APPACDM Viseu.
«A Cafetaria DoceMente II é uma porta aberta à inclusão, à missão e à realidade da APPACDM Viseu. Nesta cafetaria solidária e inclusiva serão empregues pessoas com deficiência e/ou doença mental. Serão também realizadas atividades e estágios em contexto de trabalho dos cursos de formação profissional na área da cozinha e serviço de bar da APPACDM Viseu.»
Emília Dia, Diretora Executiva da APPACDM Viseu, adiantou ainda que «serão periodicamente dinamizados ateliers, workshops, debates/conversas informais e outros eventos; no serviço de cafetaria, haverá uma grande aposta em menus saudáveis, com produtos frescos locais e da produção da nossa Quinta, baseados na experiência em confeção e qualidade alimentar da APPACDM Viseu».
A Cafetaria DoceMente II – que, no âmbito de uma identidade visual e um design de interiores muito personalizados, terá como lema “um sorriso inclusivo – já arrancou as obras de requalificação do n.º 57 da Rua Dom Duarte da cidade de Viseu, prevendo-se para breve a abertura de portas a todos.
Em 2024, o Prémio BPI-Fundação ”la Caixa” Capacitar destinou 1,1 milhões de euros ao financiamento dos projetos premiados. O objetivo é apoiar iniciativas sociais dirigidas a pessoas com deficiência, doenças mentais ou outras condições de saúde, tendo como foco especial promover a sua capacitação, autonomia e empregabilidade. Na 15.ª edição do Prémio, a APAPCDM Viseu foi uma das 2 instituições da Região Centro contempladas.