A Biblioteca Municipal de Tabuaço adotou, no sábado passado, 3 de agosto, o nome de José Carlos Pinto dos Santos, como forma de eternizar “o nome do ex-autarca tabuacense, pela sua dedicação não só ao concelho como à divulgação da cultura intrínseca em geral”, como dá conta nota da autarquia.
A cerimónia, que recordou “o percurso brilhante de José Carlos Pinto dos Santos, uma das figuras incontornáveis da política tabuacense e uma das referências maiores no universo da cultura do concelho, e da região, e que foi presidente da Câmara Municipal de Tabuaço de 1989 a 2009”, realizou-se, numa primeira parte, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Carvalho, e respetivo Executivo, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, Deputados Regionais, ex e atuais autarcas da região, assim como familiares, amigos e funcionários do município.
A segunda parte da solenidade decorreu já na Biblioteca, onde foi descerrada a placa de nomenclatura e apresentado também o livro “Cancioneiro da Granja do Tedo”, da coautoria do homenageado.
O dia ficou ainda marcado pela abertura do Centro Interpretativo da Granja do Tedo, cuja obra foi inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal e cujo conteúdo, principalmente o das cantigas, teve participação de José Carlos Pinto dos Santos. Aproveitando o ato, foi também apresentado o livro “Uma Epopeia Geracional – da II Grande Guerra ao Coronavírus”, da autoria de José Pombo.