Antiga estação de comboios de Torredeita vai transformar-se em museu

02/04/2021 10:26

O município de Viseu celebrou o ato de consignação da obra de requalificação da antiga Estação de Comboios de Torredeita.

A intervenção, com um investimento superior a 170 mil euros, tem por base a adaptação do edifício para espaço museológico e infraestruturas de apoio, promovendo assim a valorização daquele elemento patrimonial local.

Conceição Azevedo, Vice-Presidente da Câmara Municipal, salienta que “esta intervenção visa preservar aquilo que temos de mais caro e que torna Viseu único: o nosso património histórico e arquitetónico, as nossas tradições…. Enfim, a nossa identidade. Não vamos apenas recuperar um edifício, vamos também recuperar uma época e preservar uma forma de viver”.

“A aposta na coesão do nosso território é, como bem sabem, uma prioridade deste Executivo. Lembro que, entre 2013 e 2021, o Município de Viseu investiu cerca de 3 milhões de euros na freguesia de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita. Julgo que estes números falam por si e não deixam margem para dúvidas”, acrescenta a autarca.

A obra contará com o apoio financeiro da Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva (ADDLAP), com uma comparticipação de cerca de 50%. “Será um espaço relevante, aberto aos viseenses e a todos aqueles que nos visitam”, afirma João Paulo Gouveia, presidente da associação.

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *