André Ventura reeleito presidente do Chega

07/03/2021 11:11

André Ventura foi reeleito presidente do Chega, tendo sido o único candidato a concorrer. O partido foi às urnas e o presidente demissionário venceu com 97,3 por cento dos votos. Apesar do número revelado pelo presidente da Mesa da Convenção, Luís Graça, o partido ainda não deu a conhecer o universo de eleitores. Foram ainda eleitos os delegados para a terceira convenção nacional, que deverá ocorrer no final de maio. As eleições decorreram durante este sábado, com mesas de votos em todos os distritos, 18 em Portugal continental, bem como uma na Madeira e uma nos Açores.

O jurista e antigo conselheiro nacional do PSD, de 38 anos, demitiu-se por ter falhado os objetivos de ficar à frente da ex-eurodeputada socialista Ana Gomes e de forçar o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, a uma segunda volta. Foi a segunda vez, no espaço de um ano, que pôs o lugar à disposição dos militantes. André Ventura já se tinha demitido uma primeira vez em abril de 2020, justificando-o com a contestação interna devido à sua abstenção no parlamento sobre a renovação do estado de emergência em virtude da pandemia de covid-19.

Ventura considera que estas eleições mostram que o Chega não é um partido de protesto, nem uma muleta do PSD. O líder disse que o partido nas eleições autárquicas irá concorrer sozinho, tendo como principal objetivo implantar-se em todo o país.

 

 
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *