Alunos da ESEV lançam dois calendários solidários

07/01/2021 18:33

Vários alunos da disciplina de Tecnologias de Edição e Publicação da  ESEV – Escola Superior de Educação de Viseu, do IPV – Instituto Politécnico de Viseu, estão a vender por estes dias, em ambiente escolar, dois calendários solidários.

Segundo o comunicado, um dos calendários revela como vivem as irmãs em clausura do Convento de Santa Beatriz de Viseu e as vendas revertem a favor da Cáritas Diocesana de Viseu.

O outro calendário revela os sonhos dos utentes da APPDA – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Viseu de Viseu, cujas vendas revertem a favor dos seus utentes.

“Sonhos, ambições e vocações” foi isto que o grupo de alunos da ESEV – Escola Superior de Educação de Viseu, procurou refletir no calendário “Sonhos da APPDA-Viseu”.

Um calendário solidário, que segundo a nota, pretende promover o trabalho da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Viseu (APPDA-Viseu).

Segundo o comunicado, a fotografia, edição e produção ficou a cargo dos próprios estudantes que se deslocaram à sede da APPDA-Viseu, para entrevistar e fotografar alguns dos utentes daquela instituição. “Posteriormente todo o trabalho de edição e grafismo decorreu em contexto da unidade curricular.”

O calendário “Sonhos da APPDA” ficará numa primeira fase disponível em contexto escolar, com a venda de uma edição limitada, a 10€ cada exemplar e cujo lucro reverte a favor da instituição visada.

A Nota refere ainda que a versão digital será entregue à APPDA-Viseu a fim de que possa imprimir mais exemplares e obter diretamente o lucro da sua venda.

“Como vivem e o que fazem as irmãs do Convento de Santa Beatriz, de Viseu?” Foi esta a questão que levou um grupo de alunas da mesma disciplina a elaborar este segundo calendário, intitulado  “Neste tempo de pandemia, elas rezam por si…”.

“Um calendário que pretende aproximar-nos da vida das irmãs contemplativas deste Mosteiro, mostrando com delicadeza detalhes do dia-a-dia, com fotografias que muitos de nós nunca vimos.”

Este calendário solidário pretende revelar e valorizar o trabalho, por vezes esquecido, das irmãs que, em clausura se dedicam às mais variadas responsabilidades.

Numa primeira edição de 25 calendários, vendidos a 10€ cada, o resultado vai reverter a favor da Cáritas Diocesana de Viseu, a quem também foi entregue a versão digital para que possa vender mais calendários.

Estes primeiros calendários serão também vendidos pelas alunas em contexto escolar, mas posteriormente ficarão disponíveis na Cáritas de Viseu.

A edição ficou a cargo das próprias estudantes que não podendo entrar no Convento, solicitaram às irmãs, as fotografias, conforme orientações enviadas por correspondência eletrónica. Posteriormente todo o trabalho de edição e grafismo decorreu em contexto da unidade curricular.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *