O Agrupamento de Escolas de Mangualde, no âmbito do projeto Erasmus+ “A Greener World, a Happier Community”, acolheu um encontro transnacional Erasmus+, entre os dias 13 e 15 de janeiro, e que juntou professores do Agrupamento de Escolas de Mangualde, bem como de duas escolas da Finlândia, uma da Eslováquia e outra da Bulgária.
«Este projeto visa desenvolver atividades práticas que ajudem os alunos a reforçar competências ambientais, cívicas e sociais, contribuindo simultaneamente para a promoção da saúde mental e do bem-estar emocional», esclarece o Agrupamento Mangualdense.
Ao longo dos três dias, foram dinamizados workshops de partilha de boas práticas, permitindo o intercâmbio de experiências educativas entre os parceiros. As sessões centraram-se em três grandes temas: Inclusão, Saúde Mental e Inteligência Emocional, destacando a sua ligação à educação ambiental e ao desenvolvimento integral dos alunos.
O programa incluiu ainda uma visita à Quinta d’Arminho, um exemplo de sustentabilidade agroambiental e de valorização da identidade local, bem como diversas visitas culturais, com destaque para o Palácio dos Condes de Anadia. As professoras participantes foram igualmente recebidas nos Paços do Concelho de Mangualde, reforçando a ligação entre a Escola, o território e a comunidade.
Durante a mobilidade, as oito docentes visitantes tiveram também a oportunidade de contactar com diferentes turmas e professores, promovendo a cooperação pedagógica e o enriquecimento mútuo.
O projeto prossegue já em abril, com o próximo encontro a realizar-se na Finlândia e que contará com a participação de quatro alunos de cada Escola, reforçando o envolvimento dos jovens na construção de um mundo mais sustentável e de comunidades mais felizes.
















