Durante o mês de outubro, a ACERT apresenta uma programação diversificada, com música, dança, teatro e uma exposição, proporcionando ao público experiências artísticas enriquecedoras.
A agenda de outubro tem início no segundo fim de semana do mês. O sábado, dia 12, começa com um espetáculo para famílias, às 11h00 com a companhia Red Cloud – Teatro de Marionetas, que apresenta “Conta Devagar”, uma criação poético e visual, que aborda temas como multiculturalidade, identidade e espaço comum.
Pelas 21h30, sobe ao palco o espetáculo “BosQueijo”, da companhia espanhola Semilla, que combina flamenco tradicional com elementos contemporâneos, levando o público numa viagem pelas estações do ano. O espetáculo será enriquecido por projeções visuais e sonoras, criando uma narrativa que destaca a profunda ligação do flamenco com a natureza.
No âmbito da apresentação na ACERT, esta companhia especializada em flamenco convida ainda à participação em duas outras atividades, uma oficina de dança e um encontro entre músicos. Entre sexta-feira e sábado, a bailarina Irene Avidel orientará uma oficina de dança flamenca. Esta formação decorrerá na sexta-feira, das 21h às 23h, e no sábado, das 14h30 às 16h30, sendo dirigida a iniciantes que queiram explorar este estilo de dança. Ao longo da oficina, os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas corporais, sapateado e ritmos flamencos, culminando numa pequena coreografia.
Na tarde de dia 12, entre as 17h00 e as 19h00, acontece o “Encontro com Cordas”, conduzido pelo guitarrista de flamenco Guil Gani. A proposta é um convite a músicos portugueses para a troca de experiências e práticas artísticas numa sessão de partilha de conhecimento sobre o flamenco.
O ponto alto da programação do mês acontece no dia 26 de outubro, sábado, às 21h30, com o concerto de Tiago Bettencourt. O compositor e intérprete, apresenta no palco da ACERT o espetáculo “No Fio da Navalha”. Um concerto que promete ser um momento especial, com o cantor a interpretar os seus temas mais emblemáticos, e a responder a pedidos e dedicatórias previamente enviados pelo público.
Até 2 de novembro, continua patente a exposição/instalação “Fornada”, na Galeria ACERT. A mostra é resultado do projeto educativo “Olaria Lab. Laboratório de Cerâmica”, que decorre desde 2019 na olaria da Casa do Barro, no Fundão. A exposição inclui uma diversidade de processos, desde a criação até à cozedura de peças, e apresenta ainda uma impressora 3D de pasta cerâmica, desenvolvida especialmente para o projeto.
Os bilhetes para os eventos estão disponíveis na bilheteira física da ACERT e também online, em acert.bol.pt.