Foi assinalado, no passado sábado, dia 21 de junho, pelo Município de Tarouca, o centenário do nascimento de Adácio Pestana.
Com uma arruada da Banda Musical de Gouviães, as comemorações iniciaram-se em Gouviães, terra natal de Adácio. Seguiu-se a inauguração de uma placa comemorativa na sede da banda em homenagem ao centenário.
A iniciativa prosseguiu no cemitério local, onde foi depositada uma coroa de flores junto ao túmulo do músico.
No Auditório Municipal, o tributo seguiu com a interpretação do Hino da Banda Musical de Gouviães, composto pelo próprio homenageado, e com a inauguração de mais uma placa evocativa do centenário.
O momento alto da cerimónia foi marcado pela interpretação de composições do artista, pelo testemunho da sua filha, Elsa Pestana, e por um concerto do Quinteto do Vale.
José Damião Melo, vice-presidente da Câmara Municipal de Tarouca, destacou a importância deste homem e da sua homenagem «este foi um momento de justiça e gratidão para com uma figura que deixou marca indelével na cultura. Adácio Pestana foi um nome maior da música tarouquense e portuguesa. Hoje honramos o seu legado, mas mais importante ainda, mostramos que Tarouca não esquece os que ajudam a construir a sua história».
A cerimónia encerrou com mais uma inauguração, desta vez, uma exposição dedicada à sua vida e obra.