No arranque da 26 jornada da Liga 2 SABSEG, Académico de Viseu e Varzim jogavam mais uma final na luta pela manutenção. À partida, as duas equipas encontravam-se separados por cinco pontos, com os varzinistas em situação mais aflitiva, pois dividiam o último lugar da classificação com o FC Porto B.
Os viseenses foram a equipa com mais iniciativa e oportunidades criadas, mas a mais flagrante pertenceu aos poveiros. Decorria o minuto 41’ quando João Pica derrubou Agdon na grande área, no entender do juíz da partida. Isaiah encarregou-se do batimento mas Ricardo Fernandes adivinhou o lado e impediu o Varzim de festejar.
No início da segunda metade, sinal mais para a equipa nortenha. Ainda assim, foi o Académico a estar perto do golo num cabeceamento de Diogo Santos, mas um defesa visitante salvou em cima da linha.
Quando tudo fazia prever uma igualdade a zero, o árbitro assinalou nova grande penalidade a favor do Varzim, por braço na bola de Diogo Santos. Ao contrário de Isaiah, Irobiso não vacilou e fez o golo da vitória varzinista.
Minutos mais tarde estalou o verniz no Fontelo, com os academistas a reclamarem grande penalidade por falta sobre Paná, mas o juiz nada assinalou.
Com este triunfo o Varzim sai da zona de despromocão e fica, agora, a dois pontos do Académico de Viseu que, por sua vez, encontra-se na 13 posição com mais três pontos que a primeira equipa em lugares de descida. Na próxima semana, o Académico desloca-se ao terreno do Penafiel.
Já em tempo de compensação, os ânimos ficaram