O Município de São Pedro do Sul assinou esta quinta-feira, 12 de fevereiro, o contrato de comodato do novo Quartel de Bombeiros e Proteção Civil com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de S. Pedro do Sul e com o Corpo Voluntário de Salvação Pública de São Pedro do Sul, reforçando, de forma estratégica e estruturada, a capacidade operacional da proteção civil no concelho.
Este acordo estabelece a cedência, em regime de comodato e a título gratuito, do novo edifício, que será construído pela autarquia, na zona da Pedreira, de acordo com o projeto previamente aprovado pelas direções das duas associações humanitárias, sendo entregue totalmente equipado e mobilado. Em contrapartida, os atuais quartéis das duas corporações passam para a esfera municipal, também em regime de comodato, permitindo a sua utilização para fins culturais e institucionais.
Este contrato define, também, a obrigatoriedade do processo de fusão das duas corporações e a criação de uma nova associação.
Com a duração de 50 anos, renovável por iguais períodos, este contrato representa um passo decisivo na modernização das infraestruturas de socorro no concelho, reforçando as condições de operacionalidade e segurança, num investimento estruturante ao serviço da população de São Pedro do Sul.
O Presidente da Direção do Corpo Voluntário de Salvação Pública, João Luís Oliveira, afirmou: «Estou certo que juntos construiremos um futuro mais seguro e mais bem preparado para todos nós. Unidos é que conseguimos avançar».
A Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de S. Pedro do Sul, Maria Goreti Francisco, salientou que «este é um caminho que vai tornar as nossas corporações mais fortes, mais organizadas e mais preparadas para servir a população».
No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal, Pedro Mouro, afirmou que este «é um momento histórico para o concelho e para as populações de São Pedro do Sul».
«Quero agradecer o empenho de todos os dirigentes e comandantes no desenrolar deste processo», acrescenta.
O Autarca referiu ainda que o objetivo é ter um dos melhores quartéis da região e garantiu, ainda, que o Município em breve irá disponibilizar novos apoios sociais e novos subsídios para os bombeiros do concelho, e apoio para novos equipamentos que os comandos considerem necessários e urgentes.
















