Lamego vai contar com rede de 24 novos oleões

23/03/2023 16:31

O município de Lamego está a instalar uma rede de vinte e quatro novos oleões na cidade, para deposição de óleos alimentares produzidos pelo setor doméstico. O investimento municipal ascende a 15.120€, mais IVA, incluindo a manutenção dos equipamentos.

Este sistema de recolha seletiva é semelhante aos existentes para o papel, plástico, vidro e pilhas, e apesar de ser doméstico, também pode ser utilizado pela restauração. Na prática, a autarquia vai duplicar o número de oleões existentes, de modo a passar a abranger as novas urbanizações da cidade de Lamego. 

«Os antigos oleões encontravam-se danificados e sem possibilidade de recuperação. Originavam uma recolha deficitária dos óleos alimentares usados e derrames frequentes deste tipo de resíduos. Havia, por isso, alguns problemas de ordem ambiental associados», justifica Fábio Duarte, vereador dos Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Lamego.

Os óleos alimentares recolhidos são destinados à produção de produtos na área dos biocombustíveis (biodiesel) ou na área química, caso não apresentem a qualidade mínima necessária para valorização ao nível dos biocombustíveis. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *