Uma nova jornada de limpeza e reflorestação de terrenos municipais foi realizada, na tarde desta terça-feira, numa parceria entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Oliveira do Conde.
Na Seara, junto ao Rio Mondego, na Azenha, foram plantadas quatro árvores – dois freixos, uma bétula e um amieiro – numa ação que contou com a participação de duas turmas do Curso Profissional Técnico de Proteção Civil do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, acompanhados pelos professores Diogo Figueiredo e João Brito; de uma representação dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal e da Junta de Freguesia de Oliveira do Conde, que cedeu as árvores.
O vereador da Câmara Municipal, José Dias Batista e o presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Conde, Carlos Bastos, sensibilizaram os jovens para a importância da limpeza dos terrenos rústicos e para a reflorestação responsável que se pretende, alertando desde logo, para a importância de se mapear o território, uma tarefa agora mais acessível e facilitada com a implementação do BUPI.
Feito o desafio, jovens e adultos puseram mãos à obra,num trabalho colaborativo supervisionado por Sandra Ferreira, do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal, por forma a que as quatro árvores plantadas, fossem devidamente protegidas e sinalizadas.
A iniciativa foi apenas a primeira de outras ações já pensadas pela Câmara Municipal, em colaboração com as juntas de freguesia, com vista à limpeza de mais terrenos municipais e a competente reflorestação, a bem da biodiversidade e da preservação da natureza.
















