No próximo sábado, a localidade de Caparrosinha, no concelho de Tondela, recebe a sétima edição do Trail Rota dos Espigueiros. Numa altura em que as inscrições já encerraram, a Autarquia dá conta que estão inscritos 800 atletas.
A competição é promovida pela Associação Recreativa e Cultural de Caparrosinha e Espigueiros Runners, com o apoio da Câmara Municipal de Tondela, União de Freguesias de Caparrosa e Silvares e do Instituto Português do Desporto e Juventude. Os próprios habitantes de Caparrosinha estão diretamente envolvidos na organização.
A maioria dos participantes da prova é oriunda das regiões de Viseu e de Aveiro. O trail receberá ainda vários atletas do Porto, Lisboa e até do estrangeiro, nomeadamente Espanha, França e Suíça. Quarenta corredores irão ficar a pernoitar na antiga escola primária de Caparrosinha.
A Rota dos Espigueiros está dividida em quatro provas, um trail com 27 quilómetros, um curto de 15, uma caminhada com oito quilómetros e ainda um kids trail. A atividade para os mais pequenos inicia-se pelas 10h00. Já as competições para os adultos arrancam a partir das 18h30. O ponto de partida será dado no Parque Desportivo do Vale de Mamoeirais.
Novidade este ano é a realização do trail por altura do pôr do sol. Além de enfrentarem temperaturas mais baixas, os participantes vão poder desfrutar das paisagens únicas da Serra do Caramulo com um outro colorido.
Pela primeira vez, durante a competição haverá animação musical. Dois dj´s irão estar em dois pontos distintos do percurso. Os sítios exatos em que vão estar são ainda uma surpresa.
Nesta sétima edição, mantêm-se algumas recriações, nomeadamente a lavagem de roupa no rio por parte de mulheres, uma desfolhada e a tecelagem de tecidos.
A organização garante ainda ocupação do tempo livre para os mais novos, por forma a que os pais possam deixar os seus filhos enquanto estão a correr pela montanha. Este serviço é gratuito, assim como a dormida na antiga escola de Caparrosinha.
Depois das provas desportivas acontecerá um after trail, com jantar convívio e um dj set com o dj Wolf.
















