O distrito de Viseu tem 23 estabelecimentos de ensino onde toda a comunidade pode entregar pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, no âmbito da iniciativa “Escola Electrão, que arrancou com o início de mais um ano letivo.
A campanha, promovida pelo Electrão, sensibiliza para a necessidade de encaminhar para reciclagem pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, mas também embalagens.
A iniciativa, que já vai na 14ª edição, lança o desafio às escolas para que se envolvam nesta causa e sejam um ponto de recolha de resíduos. Mais informações podem ser consultadas em www.ondereciclar.pt.
Escolas – Viseu Escola Básica Álvaro Coutinho – O Magriço, Penedono Escola Básica de Cambres, Lamego Escola Básica de Lamego Sudeste Escola Básica de Vouzela Escola Básica e Secundária Abel Botelho, Tabuaço Escola Básica e Secundária da Sé, Lamego Escola Básica e Secundária Gomes Teixeira, Armamar Escola Básica General Serpa Pinto, Cinfães Escola de Formação Social Rural – Lamego Escola Profissional da Fundação D. Mariana Seixas (Sede) Escola Profissional de Sernancelhe (ESPROSER) Escola Secundária Alves Martins, Viseu Escola Secundária de Carregal do Sal Escola Secundária de Castro Daire Escola Secundária de Resende Escola Secundária de Tondela Escola Secundária de Vila Nova de Paiva Escola Secundária de Vouzela Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais, Mortágua Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, Sátão Escola Secundária Professor Doutor Flávio F. Pinto Resende, Cinfães Escola Secundária Viriato, Abraveses, Viseu Esta ação de contribuir para a preservação do ambiente é convertida em prémios para as escolas que, por cada 100 quilos de pilhas, 100 quilos de lâmpadas ou 1000 quilos de equipamentos elétricos usados, recebem um cheque-prenda no valor de 75 euros.
As inscrições para este ano letivo continuam abertas e os estabelecimentos de ensino podem fazê-lo através do preenchimento de um formulário, na página da campanha no site do Electrão.
No último ano letivo, de 2023/2024, foram recolhidas cerca de 360 toneladas de resíduos nos mais de 500 estabelecimentos de ensino aderentes à campanha a nível nacional.
Ao longo de 13 anos a Escola Electrão já recolheu mais de 7.000 toneladas de resíduos, o equivalente ao peso da estrutura da torre Eiffel, e envolveu em média 400 escolas por ano letivo.
«Sensibilizar toda a comunidade escolar para a necessidade de separar para reciclar continua a ser urgente. As metas de reciclagem a cumprir são ambiciosas e pressupõem um envolvimento cada vez maior das populações. Esta campanha, em particular, tem um peso muito expressivo nas quantidades globais recolhidas e reencaminhadas para reciclagem pelo Electrão», sublinha o Diretor-Geral de Pilhas e Elétricos do Electrão, Ricardo Furtado.
23 “Escolas Electrão” do distrito de Viseu vão reciclar com o apoio da comunidade
Comentários