A edição inaugural do festival “Montanha Literária”, organizado pela Câmara Municipal de Tondela, começa esta sexta-feira (9 de fevereiro), estendendo-se até domingo (11 de fevereiro). O evento vai decorrer entre a cidade de Tondela e a Vila do Caramulo.
O programa arrancou na manhã desta sexta-feira, pelas 09h45, com a realização, nas escolas do concelho, de uma oficina para os 19 alunos do 3º ciclo que se apuraram para o concurso de escrita aberto pela autarquia no âmbito da iniciativa. Ao todo participaram nessa atividade 600 estudantes, tendo sido apurados 19, um número coincidente com o total de freguesias existentes no concelho de Tondela.
Já a partir das 14h45, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, acontecerá um workshop de rádio e de podcast, destinado a alunos e professores, e que será ministrado por João Santos Duarte da Rádio Observador.
No CEISCaramulo – Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo, quando forem 21h00, arrancará a tertúlia “Parar na montanha – as palavras e o silêncio”, numa atividade aberta a toda a comunidade e que contará com as presenças da jornalista da RTP Cláudia Viana e do fotógrafo Duarte Belo.
No sábado, na Casa da Serra, no Caramulo, terá início, pelas 10h30, o encontro de escritores locais “A fuga para a montanha e a simbologia”. A iniciativa que tem como destinatários autores de livros infantojuvenis contará com a participação especial de Carla Maia de Almeida.
À tarde o programa inclui uma oficina de escrita , de inscrição paga, com percurso pelo Caramulo, lugares, aldeias, pela arte do Museu e uma visita ao único teixo existente na montanha. O ponto de encontro está marcado para as 14h45 junto ao Museu do Caramulo.
Já pelas 20h00, novamente na Casa da Serra, realizar-se-á um jantar literário e uma conversa com o poeta João Luís Barreto Guimarães, numa ação com marcação prévia.
No domingo as atividades começam pelas 14h45, no Caramulo Experience Center, com uma conversa com Richard Zimler centrada na obra e na importância do luto das personagens e nas aldeias, almas e o fio do romance. Este encontro tem entrada livre, mas é limitado a 30 participantes.
A seguir será lançado o livro digital “Da montanha mágica aos contos da montanha”, que reúne os textos elaborados pelos alunos do concelho e pelas pessoas que participaram nas oficinas de escrita que decorreram no evento.
O encerramento do festival estará a cargo da presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges.
O “Montanha Literária” é uma organização do município, em parceria com a Junta de Freguesia do Guardão, Museu do Caramulo e CEISCaramulo.