1º Encontro de Autores “Rascunho” na Fundação Lapa do Lobo

12/03/2026 12:26

No próximo fim de semana, a Fundação Lapa do Lobo acolhe a primeira edição do encontro de autores “Rascunho”. Um momento dedicado à celebração da escrita, da leitura e do diálogo entre criadores e público.

Durante dois dias, a Fundação transforma-se num espaço de encontro e partilha, reunindo autores e participantes de diferentes áreas num programa que cruza oficinas, narração oral, feira do livro usado e teatro.

Já amanhã, no Auditório Maria José Cunha, acontecerá um espetáculo de narração oral com Soledad Felloza. Através de contos de tradição oral e narrativas contemporâneas, a voz torna-se ponte entre memórias, culturas e imaginação, criando um encontro íntimo e partilhado em que ouvir é também uma forma de participar.

O programa inclui ainda uma oficina dedicada à escrita a partir da realidade com Marlene Barreto. Partindo da ideia de que a vida quotidiana é uma fonte inesgotável de material narrativo, a atividade propõe refletir sobre questões que surgem quando transformamos acontecimentos reais em histórias: como apropriar-se de uma narrativa, como organizar memórias ou como lidar com os dilemas éticos que surgem quando trabalhamos com a história do Outro.

Depois de uma primeira experiência em 2017, regressa também à Fundação Lapa do Lobo o “Livra-te”, uma feira de livros usados aberta à participação da comunidade. A iniciativa convida pessoas de todas as idades a dar nova vida aos seus livros — usados ou novos — num sistema de troca.

O encontro inclui ainda a apresentação de “A Outra Casa da Praia”, um diário coletivo de um grupo de mulheres que nasceram em Portugal na década de 1940 e emigraram para Moçambique nos anos 60. A obra evoca o quotidiano familiar construído na cidade de Nampula, onde estas mulheres chegaram ainda muito jovens, abordando as relações familiares, o trabalho e as vivências naquele território. O relato acompanha também o regresso a Portugal após o 25 de Abril, num contexto em que o país não estava preparado para acolher o elevado número de retornados.

Com esta primeira edição do “Rascunho”, a Fundação Lapa do Lobo reforça o seu compromisso com a promoção do livro, da leitura e da criação literária, convidando a comunidade a participar num fim de semana de partilha, descoberta e celebração de histórias.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *