12ª edição do “New Age, New Time” regressa em janeiro ao Teatro Viriato

20/12/2023 09:42

O próximo ano, no Teatro Viriato, abre com mais uma edição do “New Age, New Time”. A 12ª edição do ciclo de dança contemporânea portuguesa abre no dia 17 de janeiro, com a dupla Sofia Dias & Vítor Roriz a apresentarem o espetáculo infanto-juvenil “Uma partícula mais pequena do que um grão de pó”.

«Uma escolha que revela a vontade de chamar os públicos mais novos à dança, sensibilizando-os para a prática artística», esclarece o Teatro Viriato.

O NANT tem continuidade a 20 de janeiro com “a besta, as luas”, de Elizabete Francisca, uma criação na qual se propõe apresentar «uma representação possível da geografia política de um corpo não submisso«. A coreógrafa reflete sobre categoria de género, a construção de um corpo e como este é apresentado política e socialmente.

As camadas que compõem cada ser, o desejo de ser um e tantos mais num só corpo é a proposta que a artista Inês Campos traz a Viseu com a peça “coexistimos”. Em palco, é apresentada uma colagem de metáforas, 11 quadros com linguagens que procuram manter-se autónomas e a salvo de contaminação mútua. Inês Campos apresenta-se pela primeira vez em nome próprio na NANT, mas em 2019 integrou esta mostra como intérprete numa peça de Flora Détraz, coreógrafa francesa que regressa ao Teatro Viriato, a 27 de janeiro, com o espetáculo “Hurlula – concerto coreografado” (27 de janeiro). Intimista, estática e lunar, procura libertar as mulheres das algemas das convenções de beleza e de decoro impostas pela sociedade.

Também com o intuito de questionar um sistema que possivelmente já não nos serve, Cristina Planas Leitão sobe ao palco do Teatro Viriato, a 31 de janeiro, com “[O SISTEMA]”, no qual explora a solidariedade gerada a partir do trabalho coletivo e aborda a própria noção de labor, de labuta como gerador de ação e movimento. A artista irá também promover o workshop “Radical Softness”, a 29 de janeiro. Os participantes terão a oportunidade de ter acesso ao método de pesquisa artística desta coreógrafa, que não se baseia em formas, fórmulas ou convenções, mas sim é estruturado através da transmissão de experiências sob a forma de questões.

Os bilhetes já se encontram à venda e o Teatro Viriato sugere a compra de ingressos como uma prenda a oferecer este natal.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *