No dia 20 de maio, sábado, Tondela volta a realizar a Festa das Cruzes, no Guardão. A celebração junta os habitantes de Castelões, Santiago de Besteiros e Campo de Besteiros, com o objetivo de agradecer à Nossa Senhora dos Milagres pela ajuda na expulsão dos mouros.
Inicialmente a Festa das Cruzes realizava-se na quinta-feira da Ascensão, ou seja 40 dias depois da Páscoa, mas em 2022 passou a celebrar-se no sábado.
Este ano a festa arranca a 20 de maio, pelas 7h, com uma alvorada, chegando uma hora e meia depois a banda “Flora do Mondego”. A partir das 10h começa a chegada das procissões, em primeiro com Santiago de Besteiros, seguido de Santa Eulália (Campo de Besteiros) e por último Castelões. Em seguida dá-se o abraço das cruzes com a freguesia do Guardão, e pelas 11h as cruzes vão em procissão até ao local da missa.
Durante a tarde e noite, bem como na tarde de Domingo, haverá animação musical.
A Câmara Municipal de Tondela irá candidatar a Festa das Cruzes ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, sendo que o processo de preparação da candidatura já se encontra em fase final.
















