A Família Xavier, de Rio de Moinhos, foi homenageada, no passado domingo, 19 de outubro, pelo Município de Sátão, pela doação do terreno e do Eucalipto, localizado em Contige.
A cerimónia decorreu no local de plantação do Eucalipto e contou com a presença do presidente da Câmara e presidente da Assembleia Municipais, presidentes das Juntas de Freguesia, vereadores, membros da Assembleia Municipal e representantes da Família homenageada.
Foi também referido que a Família Xavier – benemérita no Concelho de Sátão – também ofereceu parte do terreno onde hoje se encontra o jardim da Praça Paulo VI, em frente ao edifício da Câmara Municipal, bem como o terreno do Parque Maria José Xavier Garcia de Menezes de Almeida (Parque do Bussaquinho).
Durante a homenagem foi enaltecido o espírito cívico da Família Xavier, cujo ato contribuiu significativamente para o aumento dos espaços verdes, do concelho de Sátão.
Na placa comemorativa pode se ler: “Este Eucalyptus globulus Labill. simboliza o amor dos pais, Dona Constança Garcia de Mesquita Mascarenhas e Dr. Luiz Xavier do Amaral Carvalho, que o mandaram plantar, como espécie única e exótica, numa propriedade sua, para eternizar a data de nascimento de sua filha, Dona Leonor Xavier Garcia Mascarenhas, em 16 de Janeiro de 1870. De acordo com o Diário do Governo de 4 de Agosto de 1964, o majestoso exemplar foi classificado como Árvore Monumental de Interesse Público sendo reconhecida a sua posse à Casa Xavier de Rio de Moinhos, propriedade dos descendentes de Dona Maria José Xavier Garcia de Menezes de Almeida, filha da homenageada, e do Doutor Lúcio de Almeida.”
Considerada “a maior árvore classificada de Portugal”, pela Universidade de Aveiro, o Eucalipto de Contige foi o vencedor da 6.ª edição do concurso “Árvore do Ano” em 2022, levando à sua participação na competição internacional ‘Tree of the Year 2023’.















