S. J. Pesqueira: Manuel Cordeiro assume cor laranja. PS volta à corrida que conta também com CDU e CHEGA

04/10/2025 17:20

Apresentada como a vila mais antiga do território que hoje perfaz Portugal, São João da Pesqueira pode ser encontrada no distrito de Viseu, na sub-região do Douro. Com 6.775 habitantes dispersos por um território com uma área de 266,11km², o concelho possui três Uniões de Freguesias (São João da Pesqueira e Várzea de Trevões; Trevões e Espinhosa; e Vilarouco e Pereiros) e oito Freguesias (Castanheiro do Sul, Ervedosa do Douro, Nagoselo do Douro, Paredes da Beira, Riodades, Soutelo do Douro, Vale de Figueira, Valongo dos Azeites).

No coração do Douro vinhateiro, a lista dos protagonistas na disputa autárquica é composta pelo atual presidente, Manuel Cordeiro; pelo estreante socialista António Cardoso; por Manuel Rodrigues da CDU e pela única mulher, Dina Bastardo, do CHEGA.

Manuel Cordeiro lidera a autarquia pesqueirense desde 2017, sob a chancela independente do Movimento Pela Nossa Terra (PNT), com o apoio do Partido Socialista. O advogado avança, agora, para um terceiro e último mandato pelo PSD. Procura manter a linha do compromisso assumido nos últimos oito anos de construir um concelho mais desenvolvido, mais dinâmico e com melhores condições de vida.

António Cardoso dá a cara pelo Partido Socialista, que não concorreu autonomamente no município pesqueirense desde 2013. O engenheiro mecânico de 29 anos está aos comandos de um projeto “de mudança democrática e inclusão”, cujos pilares são a proximidade, transparência e compromisso com os jovens, com setores chave como a agricultura, emprego e infraestruturas.

Conhecedor das lutas autárquicas em outras paragens como Mangualde, Oliveira de Frades, Viseu e Vouzela, Manuel Rodrigues tenta, desta vez, a sua sorte em São João da Pesqueira. O professor aposentado de 71 anos é o candidato da CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP/PEV). Serviços públicos de qualidade e proteção à produção vitivinícola são dois dos sustentáculos do seu programa político.

“Verdadeiramente pelo seu Povo!” é a frase porta-estandarte do CHEGA trazida pela candidata Dina Bastardo, de 49 anos. Natural de Sarzedinho, freguesia de Ervedosa do Douro, a única cara feminina na disputa pela presidência, prioriza as causas sociais e a “luta lado a lado com os vitivinicultores”. Na senda de uma “nova Era Duriense: Prospera e Digna”, a trabalhadora independente nas áreas da Comunicação Social e Eventos apresenta-se pela primeira vez pelo partido conservador.

Em 2021, O PNT conseguiu a maioria, com 58,50%, correspondente a 2 680 votos e três vereadores, acima da coligação PSD/CDS-PP que alcançou 35,17%, 1 611 votos, e dois mandatos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *