Mais de 4 800 crianças abusadas no seio da Igreja Católica 

13/02/2023 10:46

Os dados foram avançados, esta manhã, na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, na apresentação das conclusões do relatório final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal.

512 foram os testemunhos validados, num total de denúncias que chega às 600, ao longo do último ano. O número de crianças abusadas dado a conhecer é, no entanto, de 4 815, sendo a maioria do sexo masculino (52%). Grande parte dos casos, no entanto, já prescreveram, com uma maior incidência das agressões a ocorrer entre os anos 60 e 90.

A média de idade das pessoas abusadas era de 11,2 anos, tendo os menores sido, maioritariamente, agredidos mais do que uma vez. 77% dos agressores eram padres e os seminários foram os locais onde, em 23% das situações, os crimes ocorreram.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *