Lazarim acolhe recriação da antiga Procissão de São Martinho

07/11/2023 18:11

A vila de Lazarim é palco na próxima sexta-feira, dia 10, pelas 18 horas, da reconstituição etnográfica da Procissão de São Martinho, tradição com características profanas que celebra o São Martinho.

Esta recriação histórica é promovida pelo Município de Lamego, com o apoio da Junta de Freguesia de Lazarim e a participação do Grupo de Teatro Aldeia Verde.

Em tempos antigos, a Procissão de São Martinho era organizada pelas pessoas mais humildes da comunidade local, na qual apenas os homens poderiam participar. Percorrendo as ruas e cantando uma cantiga tradicional, os participantes aguardavam que o proprietário da casa lhes oferecesse um copo de vinho, caso contrário, seria “excomungado”.

Tendo em conta a importância da preservação e divulgação do património material e imaterial local, o Município de Lamego dá continuidade a esta herança cultural de Lazarim, contribuindo para uma maior proximidade com a comunidade envolvente.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *