Feriado Municipal de Tondela foi assinalado com homenagens

17/09/2025 15:47

O Feriado Municipal de Tondela, Dia de Santa Eufémia, foi celebrado esta terça-feira (16 de setembro) com um vasto programa de atividades, que tiveram o seu ponto alto na sessão solene, que decorreu no Auditório Municipal e em que foram entregues nove galardões municipais.

A cerimónia foi presidida pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, contando com a presença do executivo municipal, elementos da Assembleia Municipal, presidentes de junta de freguesia, presidentes de câmara de concelhos vizinhos, deputados, representantes de entidades eclesiásticas e vários convidados.

As Medalhas de Mérito Municipal foram atribuídas aos sete oleiros de Molelos: Alexandra Monteiro, Carlos Lima, António Duarte, António Marques, José Lourosa, Luís Lourosa e Fernanda Marques.  Os palmarés foram concedidos no ano em que o Barro Negro passou a integrar o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, pela mão do município.

Além destes artesãos, foi galardoada Lisete Gonçalves, antiga presidente da Sociedade Filarmónica Tondelense, atual presidente da Assembleia-geral da instituição, e a título póstumo o antigo regente agrícola António Gonçalves Café.

«Nesta cerimónia evocativa celebramos e distinguimos os nossos melhores e prestamos tributo a quem engrandece e levou mais longe o nome de Tondela com o seu trabalho, dedicação e exemplo», frisou a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, falando ainda em «um dia de grande elevação».

Dirigindo-se ao secretário de Estado, a autarca explicou que «Tondela é hoje um concelho de referência, quer pela sua dimensão populacional e empresarial, quer pela dinâmica que o torna um verdadeiro polo de desenvolvimento no interior do país».

«Os números confirmam esta realidade: entre 2021 e 2024 crescemos em população, fixamos novos residentes e atraímos investimento», sustentou.

O desenvolvimento económico, lembrou, foi e continua a ser uma prioridade local, mas sem esquecer outras áreas, tendo o executivo municipal «investido de forma equilibrada em todas as áreas essenciais à qualidade de vida dos concidadãos: como na saúde, educação, ação social, cultura, desporto, turismo e proteção civil».

«Senhor Secretário de Estado, sabemos o caminho que queremos seguir, mas também sabemos que não o podemos percorrer sozinhos. Este foi o nosso lema ao longo deste mandato. Precisamos de um olhar atento para territórios como Tondela, que são motores de desenvolvimento no interior do país», disse.

«Reconhecemos o esforço [do Governo] na requalificação do IP3, mas pedimos mais: uma discriminação positiva nos financiamentos, na reprogramação dos programas de financiamento e apoio para requalificar infraestruturas e equipamentos municipais e vias de comunicação», continuou, apelando ao governante para que o Estado Central «continue a ser um parceiro ativo de forma a consolidar um caminho de progresso e desenvolvimento para o concelho de Tondela».

A autarca, terminou o seu discurso, agradecendo a presença de Silvério Regalado nas celebrações do Feriado Municipal e o apoio dado recentemente pela sua Secretaria de Estado, no valor de meio milhão de euros, destinado à terceira fase das obras de ampliação da Zona Industrial do Lajedo, empreitada que se encontra na reta final.  

Já o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, confessou a sua «alegria e privilégio» por marcar presença «neste dia maior de Tondela».

Questionado os presentes sobre o que seria a vida coletiva no país sem o poder local, sem autarquias fortes e a trabalhar na proximidade, o governante explicou que foi por acreditar no «poder da proximidade» que a tutela tem «dado meios, mais confiança e agilidade às autarquias».

«Estamos a concluir o processo de delegação de competências, mas sabemos que as competências sem recursos não chegam. Por isso, vamos continuar a reforçar o financiamento e a rever a Lei das Finanças Locais para dar mais previsibilidade às contas e autonomia nas decisões do poder local. É um sinal claro de que confiamos em quem está mais próximo das pessoas e que confiamos nos nossos autarcas», argumentou, defendendo ainda que para «o Governo a valorização dos territórios de baixa densidade é uma prioridade».

Apesar dos elevados índices de desenvolvimento apresentados por Tondela, Silvério Regalado comprometeu-se a «ajudar a resolver os problemas» que o concelho enfrenta.

O governante apontou mesmo Tondela como «um exemplo de um município que tem sabido aproveitar os seus ativos, a paisagem, o talento, a hospitalidade e a qualidade de vida». «O trabalho do Governo é potenciar os municípios e ajudá-los a transformar a diferenciação em oportunidade», considerou.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *