“Contracanto” chegou a Viseu e as portas já estão abertas a crianças e jovens desde os 6 anos

24/10/2025 13:02

Com a oferta, para este ano letivo, de uma atividade de Teatro para crianças (Contracantinho), dos 6 aos 12 anos, e a turma de Teatro Musical a partir dos 13 anos, os sábados à tarde, no pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária de Emídio Navarro, em Viseu, ganham vida, com a banda sonora dos grandes musicais da Broadway. 

Os mais novos já mergulham na diversão dos jogos dramáticos e os mais velhos ensaiam a todo o vapor a próxima produção da Contracanto Associação Cultural, a estrear na época natalícia. O musical “Big Fish”, a partir do filme com o mesmo nome, do realizador Tim Burton, sobe a cena a 18 de dezembro, em Carregal do Sal, e vai fazer uma viagem que passará por Viseu, já com a prata da casa.

“No total, são já cerca de 50 os jovens que abraçaram este novo desafio e, juntos, são a prova viva de uma real descentralização do acesso a formação artística deste género. Aos sábados à tarde, na ESEN encontram-se Viseu, Mangualde, Nelas, Canas de Senhorim, Carregal do Sal, Tondela, Tábua, Santa Comba Dão e, imagine-se, Fornos de Algodres. Com um guião na mão, que em breve vai saltar para o palco, cantam, dançam, representam e são felizes”, refere a Associação, em comunicado. 

“A Contracanto existe desde 2014 na Lapa do Lobo, no concelho de Nelas e as suas produções musicais apresentadas em Nelas, Carregal do Sal e Tábua, bem como pontualmente em tantos outros municípios da região e não só (Mangualde, S Pedro do Sul, Penalva do Castelo, Aguiar da Beira, Vila Nova de Paiva, Seia, Vagos, Mira, Mortágua, Coimbra, Figueira da Foz e Lisboa) mudaram um pouco a vida de quem os viu. A sua vinda para Viseu tornou-se muito natural, tendo em conta que o crescimento das turmas na Lapa do Lobo já estava expandir-se para os jovens de Viseu de forma significativa”, acrescenta.

O alargamento da atividade da Contracanto, que conta na sua direção com  António Leal e Sandra Leal, deve-se a protocolos de colaboração com a ESEN, o Conservatório de Música Dr. Azeredo Perdigão e a Proviseu, assim como a parcerias, com empresas como a Patinter, Movecho, Euroralex, Street Gymn e Hotel Grão Vasco.

Com adaptação para português de Sandra Leal e encenação de António Leal, “Big Fish” é o próximo projeto da Contracanto, que conta a história de um pai sonhador e de um filho demasiado cerebral para o entender.

“Bom demais para não ser verdade”, “Big Fish” vai passar pelo Centro Cultural de Carregal do Sal, de 18 a 21 de dezembro; pelo Centro Cultural de Tábua, a 27 e 28 de dezembro; e, ainda, por Oliveira do Hospital e Viseu, com datas a anunciar em breve. Os ingressos já estão disponíveis nas bilheteiras locais e em ticketline.pt .

Mais informação em www.contracanto.pt 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *