Cinco escolas do Distrito participam na quinta edição do programa “RedEscolas AntiCorrupção”

07/11/2025 16:03

O Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, o Agrupamento Escolas de Sátão, o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva, a Escola Básica do Viso e a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego são as escolas do distrito de Viseu que participam na quinta edição do “RedEscolas AntiCorrupção”.

Este é um programa escolar de literacia anticorrupção que promove, no quadro dos valores de uma democracia participativa, e com base na metodologia de projeto, o desenvolvimento de competências dos jovens em idade escolar, e em contexto local, relacionadas com o fenómeno da corrupção e crimes conexos. O programa RedEscolas tem como público-alvo os alunos entre o 7º e o 12º ano de qualquer tipo de ensino e implementado em 268 escolas de 8 países e 4 continentes tendo envolvido diretamente mais de 13 mil alunos e 500 professores. Este programa escolar de literacia anticorrupção visa o desenvolvimento de projetos escolares que, a partir de uma narrativa pedagógica criada pela All4Integrity, promovam uma cultura de integridade.

Criada em 2021, a All4Integrity é uma associação apartidária, sem fins lucrativos, com Estatuto de Utilidade Pública que promove a prevenção e combate à corrupção e o desenvolvimento de uma cultura de integridade. Em 2023, a associação foi premiada com o International Anti-Corruption Excellence Award na categoria Youth Creativity and Engagement pelo reconhecimento do contributo da Associação para o avanço da agenda anticorrupção da UNODC – United Nations Office on Drugs & Crime (#UNODC), a implementação da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção e a persecução dos objetivos anticorrupção da Declaração de Doha.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *