Armamar: Quatro candidatos correm ao lugar que pertenceu a João Paulo Fonseca nos últimos 12 anos

02/10/2025 16:57

Armamar é uma vila portuguesa do Distrito de Viseu, localizada na sub-região do Douro. Com uma área total de 117,24 km² e 5.678 habitantes, de acordo com os últimos Censos, o concelho tem um total de 14 freguesias.

A Capital da Maçã de Montanha enfrentará em breve uma mudança na liderança da Autarquia. Ao final de 12 anos, o atual Presidente, João Paulo Fonseca chega ao limite de mandatos.

O futuro da Autarquia poderá passar por Márcio Morais, candidato do PSD, Manuel Carvalho, cabeça de lista do CDS, Rui Dionísio, que vai a votos como Independente mas que conta com o apoio do PS, e António Santos, candidato pela CDU.

Márcio Morais procura manter o PSD na liderança da Câmara Municipal. Os Sociais-Democratas que ao longo dos 51 anos de democracia só não estiveram à frente desta Autarquia no período de 1982 a 1985, altura em que o CDS-PP foi a força política mais votada. Márcio Morais é licenciado e natural de Armamar, diretor do Centro de Emprego de Lamego e presidente da Comissão Política do PSD local. «Líder do grupo municipal na Assembleia de Armamar, é deputado municipal desde 2009, destacando-se pelo trabalho em prol do desenvolvimento do concelho e da comunidade», lê-se na sua apresentação.

Após quatro anos coligados, o CDS-PP decidiu assumir uma candidatura isolada do PSD ao Município de Armamar. Manuel Carvalho, que em maio passado fez parte da lista da AD às Eleições Legislativas, procura 43 anos depois alcançar um novo triunfo dos Centristas nas Eleições Autárquicas de Armamar. Com um escritório de advocacia e uma carreira ligada à banca e aos seguros, Manuel Carvalho é ainda cônsul honorário da Costa do Marfim e presidente para a Europa da Associação da Mulher Africana.

Rui Dionísio, atual Presidente da Assembleia Municipal, eleito pelo PSD-CDS, decidiu avançar como candidato independente e conta com o apoio do Partido Socialista. O Autarca é enfermeiro gestor da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro e, também, psicólogo clínico e professor do ensino superior. A decisão da distrital do PS em apoiar Rui Dionísio não caiu bem a alguns militantes locais, que contestaram esta decisão que acabou por se tornar irreversível.  

Quem também está na corrida à Câmara Municipal é o Técnico de Farmácia, António Santos. O candidato de 70 anos concorre pela CDU, partido pelo qual foi eleito como Presidente da Junta de Freguesia de Armamar entre 2009 e 2013 e membro da Assembleia Municipal, onde exerce o mandato em regime de substituição. António Santos é membro da Direção da Organização Regional de Viseu (DORViseu) do Partido Comunista Português (PCP).

Nas eleições Autárquicas de 2021, a coligação PPD/PSD.CDS-PP venceu com 56,93% dos votos, contra 29,70% do PNT e 8,22% do PCP-PEV. Estes resultados permitiram ao PPD/PSD.CDS-PP eleger cinco vereadores, contra dois do  PNT – Pela Nossa Terra.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *