O Dia da Diocese de Viseu vai ser celebrado no próximo dia 31 de maio, em simultâneo com os 20 anos da beatificação da Beata Rita Amada de Jesus. O programa comemorativo inclui missas, o lançamento de um livro infantil e uma procissão solene com as relíquias da fundadora do Instituto Jesus Maria José.
Natural de Ribafeita, a Beata Rita fundou o Instituto Jesus Maria José em 1880 para apoiar famílias carenciadas e crianças vulneráveis. Atualmente, a instituição está sediada em Jugueiros, onde disponibiliza creche, pré-escolar e lar de idosos, marcando também presença em oito países.
As comemorações arrancam dia 28, com uma missa na Igreja da Misericórdia, às 19h00. No dia 30, a Casa Memorial de Ribafeita acolhe, às 16h00, a apresentação do livro “Rita, a Amada de Jesus”, seguida de um concerto da Banda Filarmónica local.
O ponto alto do programa acontece dia 31, a partir das 15h30, com uma procissão entre a Capela do Instituto e a Igreja Madre Rita, junto ao Palácio do Gelo. O Bispo de Viseu, D. António Luciano, vai presidir à Eucaristia solene, num momento em que apela à comunidade para refletir sobre o papel dos cristãos enquanto «protagonistas da mudança».
















