Autarquia de Lamego implementa novo sistema de controlo de tráfego junto às passadeiras

05/04/2026 11:27

A Câmara Municipal de Lamego está a instalar um novo sistema de controlo de tráfego, junto às passadeiras que registam maior afluência no centro histórico da cidade. Esta intervenção está a ser levada a efeito no âmbito do projeto “Lamego ON – Bairro Comercial Digital”, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

«A instalação deste sistema de controlo de tráfego visa reduzir a probabilidade de atropelamentos e aumentar a segurança dos peões, através de alertas luminosos aos condutores. Num contexto urbano moderno e no âmbito da segurança rodoviária, a solução de passadeiras inteligentes constitui uma alternativa à colocação de semáforos», esclarece o Município.

Além disso, a implementação de sistemas de mobilidade e tráfego inteligentes «permite um melhor e mais aprofundado conhecimento do tráfego rodoviário e pedonal e a criação de padrões, potenciando o aumento de segurança nas passadeiras», acrescentam.

Estes equipamentos estão dotados de painéis fotovoltaicos e baterias de forma a fomentar a independência energética.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *