Aeródromo Municipal de Viseu testou, com sucesso, Plano de Emergência

13/12/2025 10:56

O Aeródromo Municipal de Viseu testou esta sexta-feira, com sucesso, o seu Plano de Emergência, num exercício que envolveu mais de 100 operacionais.

Mais de 40 veículos foram mobilizados para este simulacro, que contou com diversos Agentes de Proteção Civil. Para breve está o término da construção da plataforma do hangar, assegurando a operacionalização do helicóptero do INEM. Autarquia afirma estarem ainda criadas as condições para a instalação do Centro Alternativo de Comando da Autoridade Nacional da Proteção Civil no Aeródromo

Realizou-se hoje, no Aeródromo Municipal de Viseu, na freguesia de Lordosa, um Exercício à Escala Total, com o objetivo de testar o Plano de Emergência desta infraestrutura aeroportuária municipal.

O cenário envolveu um acidente simulado, na pista, entre duas aeronaves, uma de combate a incêndios e outra de transporte de passageiros (aquela que efetua a linha aérea regional, da companhia Sevenair), com um total de 19 “vítimas”, entre passageiros e tripulantes.

Mais de 40 veículos e 100 operacionais foram mobilizados e estiveram ativos neste Exercício, desde logo as equipas de resposta rápida/urgente afetas ao Aeródromo, mas também o Serviço Municipal de Proteção Civil, as Corporações de Bombeiros Sapadores e Voluntários de Viseu – e outras da região -, o INEM, a GNR, a PSP, a CVP, a Polícia Municipal, as equipas municipais de Ação Social e Comunicação.

«Foi uma operação de sucesso», avançou o Coordenador Municipal de Proteção Civil, Rui Nogueira, no balanço final das operações no terreno, neste que é um Exercício que tem lugar bienalmente, desde 2014, no Aeródromo Municipal.

«Cumprimos o objetivo do exercício, verificámos um conjunto de procedimentos que correram bem e, portanto, podemos garantir que as condições de segurança deste aeródromo estão salvaguardadas. Todo o dispositivo e tudo aquilo que está planeado para responder em caso de emergência tem a garantia de sucesso», afirmou Rui Nogueira.

Também o Safety Manager da companhia Sevenair, Paulo Cravo, sublinhou a importância deste tipo de exercícios para o planeamento e a melhoria contínua dos serviços e das competências de todos os operacionais. «É de louvar a organização deste tipo de exercícios, pois testa-nos a todos, às infraestruturas e autoridades locais, bem como ao operador aéreo».

«Estes exercícios põem-nos à prova. Fazem-nos ativar as equipas e os tempos de resposta são fundamentais para nós também, internamente, tirarmos as nossas ilações e as futuras alterações que podemos fazer aos nossos manuais de resposta a emergência», concluiu.

Em representação do Executivo Municipal de Viseu esteve também a Vereadora com a pasta das Infraestruturas e, consequentemente, com a tutela do Aeródromo, Marta Rodrigues, que enfatizou o papel do Aeródromo enquanto infraestrutura estratégica para o desenvolvimento do concelho e de toda a região de Viseu.

«O Aeródromo e todos os seus serviços adjacentes têm condições e isso ficou provado hoje, no Exercício que foi feito, nomeadamente em questões de segurança e de emergência», destacou a Vereadora, referindo-se, ainda, ao trabalho que tem sido desenvolvido para assegurar a permanência do helicóptero do INEM em Viseu. «Estamos cientes da necessidade do INEM colocar aqui o hangar, por forma a criar condições de operacionalidade ao helicóptero de emergência. Aquilo que nós podemos dizer é que a construção da plataforma do hangar, que é da responsabilidade do Município, ficará concretizada muito em breve e, com isso, temos a garantia por parte do INEM que o helicóptero permanecerá em Viseu».

Marta Rodrigues avançou, também, com informações face àquele que é outro projeto que a Administração pretende que o governo central concretize: «Finalmente, penso que estão criadas as condições para que seja fixado aqui o Centro Alternativo de Comando da Autoridade Nacional da Proteção Civil, situação que já é falada há muito tempo, mas que até agora não tem sido concretizada».

Por esta ocasião, a Vereadora da Câmara Municipal fez ainda questão de destacar o potencial da infraestrutura municipal no crescimento turístico e económico de Viseu. «Acreditamos que, a nível do turismo, o Aeródromo pode trazer um crescimento substancial, tendo uma oferta diferenciada, não esquecendo, como é óbvio, a questão do ponto de vista económico, uma vez que temos aqui na vizinhança a Área de Acolhimento Empresarial de Lordosa». «A Administração e o Município estão convictos e determinados em criar estas condições e trazer ao Aeródromo uma nova vida e um novo ponto estratégico para a região e o concelho», concluiu.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *