Até 12 de outubro, estão abertas as inscrições para o Primeiro Andar, a companhia de Teatro Jovem da CEM Palcos, dedicada a jovens com vontade de explorar, experimentar e viver o teatro de forma ativa.
Oa oficinas semanais decorrem sempre às quartas feiras, na Escola Secundária Alves Martins, em Viseu. Podem candidatar-se jovens entre os 14 e os 21 anos.
O primeiro caso de sucesso do Primeiro Andar é “Sarrado Grande”, uma coprodução da CEM Palcos e da companhia Cães do Mar, estreada no ano passado nos Açores, que foi em 2024 adaptada em Viseu, em parceria com a Escola Secundária Alves Martins e cujo elenco era composto por intérpretes profissionais e do Primeiro Andar. Este espetáculo estreou em maio, em Viseu, para a comunidade escolar e público geral, e foi ainda a outros pontos do país, incluindo Setúbal e Palmela, no âmbito do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, a 24 e 25 agosto de 2024.
No ano letivo de 2025/2026, os participantes criaram “Haute Rupture”, um desfile teatral que retrata lutas e utopias, cruzando performance, moda e crítica social. O cenário e os figurinos foram concebidos coletivamente, num processo sustentável que partiu do reaproveitamento do acervo de materiais, tecidos e figurinos da CEM Palcos — peças anteriormente usadas noutros projetos da companhia —, complementado apenas com roupa em segunda mão. Durante três meses, o grupo foi acompanhado pela figurinista Cláudia Ribeiro, que orientou cada etapa da criação do guarda-roupa: do conceito à costura, da ideia à construção final.
Mais informações em: https://cempalcos.com/primeiro-andar-teatro-jovem/















