Semana de criação do Queima e Rebentamento do Judas, da ACERT, iniciou este domingo

24/03/2024 17:46

O espetáculo é apresentado a 30 de março, sábado, no recinto da Feira Semanal de Tondela.
 
Tondela está prestes a receber a Queima e Rebentamento do Judas, organizada pelo Trigo Limpo Teatro ACERT. Com as inscrições para as oficinas da Fábrica da Queima esgotadas, a edição de 2024 tem 370 participantes prontos para dar vida a esta manifestação cultural. A apresentação do espetáculo será no Sábado de Aleluia, a partir das 23h00, num novo local, o recinto da Feira Semanal de Tondela, que permitirá mais espaço para a plateia que todos os anos fica lotada.
 
Como é habitual, o espetáculo renova-se, com uma nova dramaturgia, composição musical, coreografia, figurinos e cenografia, e irá focar-se nos temas, ou males, que assombram o mundo, Portugal e Tondela. No ano de celebração dos 50 anos de 25 de Abril, a revolução dos cravos estará bastante presente na dramaturgia, fazendo um paralelismo com um conjunto de situações que atormentaram a sociedade nas décadas de 60 e 70 e que hoje voltam a estar na ordem do dia, como a guerra, a conquista e perda de direitos, o conflito como caminho para o progresso, a falta de esperança para os jovens, a repetição de ciclos de poder injustos. 
«Este ano vão ser queimadas algumas contradições – celebramos os 50 anos do 25 de Abril, quando muitas das conquistas ainda nem sequer foram cumpridas totalmente e já estamos a pôr em causa que isso seja para cumprir», conta Pompeu José, um dos coordenadores do espetáculo. «Portanto, é em relação a esse conflito que o Judas este ano vai ser acusado, julgado e queimado», acrescenta.
 
A Fábrica da Queima começa já no Domingo de Ramos, 24 de março, e prolonga-se até ao dia da apresentação do espetáculo. Os participantes farão parte das oficinas de criação que se dividem entre interpretação, movimento, música e construção cenográfica que funcionam intensamente ao longo de seis dias. 
 
Mais do que um espetáculo de rua, a Queima do Judas é uma celebração que une a comunidade. Com música ao vivo, elementos de fogo e a participação de centenas de pessoas, incluindo criadores, atores, músicos e técnicos, este evento com origem numa tradição local tem conquistado o coração dos habitantes de Tondela.
 
Para mais informações sobre a Queima e Rebentamento do Judas de 2024, visite www.acert.pt/judas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *