Registadas mais de 11 mil infrações durante operação “Taxa Zero ao Volante”

07/11/2023 10:21

Entre os dias 31 de outubro e 6 de novembro, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ASNR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) desenvolveram a campanha de segurança rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, com o objetivo de alertar os condutores para os riscos da condução sob a influência do álcool.

Esta campanha, inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2023, foi divulgada nos meios digitais, nos Painéis de Mensagem Variável e através de duas ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização levadas a cabo pela GNR e pela PSP, em Aveiro e em Faro. Foram ainda realizadas três ações de fiscalização pela PSP no distrito de Setúbal e outra pela GNR no distrito de Lisboa. Na Região Autónoma dos Açores, foram realizadas três ações de sensibilização e fiscalização pela PSP.

Durante as operações foram fiscalizados presencialmente 51 874 veículos, tendo sido registado um total de 11 271 infrações, das quais 899 relativas à condução sob o efeito do álcool.

No período desta campanha, registaram-se um total de 2 816 acidentes, dos quais resultaram 3 vítimas mortais, 32 feridos graves e 742 feridos leves. As 3 vítimas mortais, todas do sexo masculino, tinham idades compreendidas entre os 50 e os 86 anos. Os acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Coimbra, Faro e Santarém.

Foram ainda sensibilizados 173 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas informações sobre o agravamento de acidentes devido a taxas de álcool no sangue.


Subscreva a nossa Newsletter Informativa

Receba as novidades todas as semanas no seu email.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *