775 infrações no balanço da campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar”

26/07/2023 10:08

De 18 a 24 de julho, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ASNR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) desenvolveram a campanha de segurança rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, com o objetivo de alertar condutores para as consequências do manuseamento do telemóvel durante a condução.

Durante as operações das Forças de Segurança, foram fiscalizados presencialmente em Portugal Continental 57.146 veículos, registando-se um total de 13.946 infrações, das quais 775 relacionadas ao uso indevido de telemóvel durante a condução.

No período da campanha registaram-se cerca de 2560 acidentes, dos quais resultaram oito vítimas mortais, 45 feridos graves e 835 feridos leves. Relativamente ao período homólogo de 2022 os números desceram, com registo de menos 195 acidentes, menos duas vitimas mortais, menos 5 feridos graves e menos 59 feridos leves.

As oito vítimas mortais, sete das quais do sexo masculino, tinham idades entre os 21 e os 80 anos, e resultaram de 3 colisões, 3 despistes e um atropelamento. Estes acidentes ocorreram nos distritos do Porto (2), Aveiro (1), Coimbra (2), Leiria (2) e Beja (1).

Esta campanha estava inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2023, e contou, uma vez mais, com a participação dos serviços da administração regional da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira em ações de sensibilização, completando o trabalho de fiscalização realizado pelos comandos Regionais da PSP.


Subscreva a nossa Newsletter Informativa

Receba as novidades todas as semanas no seu email.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *