O Tom de Festa, festival de música, está de regresso a Tondela. De 12 a 15 de julho, o evento promete “transportar” o público numa viagem musical por Madagáscar, Gâmbia, Gana, Espanha, Chile, Brasil e Portugal. Após a edição nómada de 2022, o festival retorna ao Novo Ciclo ACERT com um primeiro dia de espetáculos em Molelos.
A homenagem a António Quadros dá o arranque ao Tom de Festa. Nascido há 90 anos em Santiago de Besteiros, António Quadros foi um dos criadores mais espantosamente ignorados da nossa cultura do Séc. XX. Poeta, pintor, gráfico, ceramista, pedagogo, inventor… são incontáveis os domínios por onde se espalhou a sua curiosidade feroz, não dando tréguas à circunstância do existir, sempre em relação com alguém ou alguma coisa. O tributo ao seu legado artístico e humano começará com uma Soenga realizada por Oleiros de Molelos em articulação com a Rede de Cidades e Vilas Cerâmicas (RCVC), a convite da ACERT. Ceramistas de todo o país irão criar peças inspiradas em António Quadros e o resultado dessa cozedura em soenga será uma exposição que estará em exibição no Tom de Festa, de 13 a 15 de julho de 2023 que, posteriormente, percorrerá as cidades da RCVC.
Para essa mesma noite, em Molelos, está reservado um espetáculo de Teatro de Rua, “Flotados”, dos espanhóis David Moreno Cia & Cristina Calleja, que combina música, dança e circo.
Nos dias seguintes, no Novo Ciclo ACERT, a diversidade musical será motivo de celebração.
Na quinta-feira, dia 13, a ACERT recebe Sona Jobarteh vinda da Gâmbia. A artista domina com uma mestria incomparável a Kora, uma harpa-alaúde da África Ocidental, denotando o seu percurso uma forte componente social. Na mesma noite, a portuguesa Da Chick sobe a palco com muito funk, groove e um ritmo que se entranha na pele para comandar o movimento dos corpos.
A sexta-feira, dia 14, promete ser uma noite de contrastes. Começamos com o diálogo entre as culturas brasileira e portuguesa, do qual nasceu o espetáculo “De Mar a Mar”. Em palco, músicos brasileiros e portugueses associam a poética musical dos cantautores portugueses com as melodias do nordeste brasileiro, criando um espetáculo que fala de saudades e distâncias e do encanto dos reencontros.
A fadista Carminho será um dos grandes nomes da noite a pisar o palco, com a apresentação do seu disco mais recente “Portuguesa”. Esta que é uma das vozes mais aclamadas do fado contemporâneo assume neste álbum uma busca pelo aprofundamento do seu pensamento sobre o fado, e explora várias combinações dentro dos cânones, repensando a forma e movendo-se como peixe numa água que é a sua.
A festa continua com um “Eletro Pachamanico” dos chilenos Calle Mambo. A sua música é o produto de uma criação eclética, que se demonstra na fusão perfeita da música tradicional do folclore latino-americano com a vanguarda atual, e a banda promete uma jornada psicadélica mística de energia e vida.
Nesta edição, as noites de sexta-feira e sábado terminarão com dj-sets que prolongarão a vontade de dançar pela noite dentro. Na noite de sexta-feira, será com a tondelense Francisca Urbano que terminamos a viagem. Francisca faz parte de uma nova geração de artistas a repensar a música de dança, tendo já marcado presença em alguns dos festivais de música eletrónica mais reputados do país.
No sábado, no Tom de Festa, regressam as sonoridades de países africanos e completa-se a homenagem iniciada em Molelos.
A noite começa com uma lenda viva da música de Madagáscar. Rajery é um músico que virá celebrar os seus 40 anos de palco, trazendo-nos a sua música como força terapêutica, a cultura musical malgaxe com um repertório aberto e colorido, com cheiro de ilha grande, respeitando figuras rítmicas e cores, sempre com o som cristalino da sua valiha – instrumento típico de Madagáscar – como denominador comum, a sua “marca registada”.
António Quadros estará também em palco simbolicamente nesta noite, através do espetáculo “Amor e Circunstância”, criado especialmente para esta edição do Tom de Festa. Neste concerto de homenagem juntam-se em palco os poemas deste artista através das canções criadas por José Afonso e Amélia Muge, e um grupo de mais de 15 músicos e cantores que darão corpo e voz a este universo e viagem, entre eles Amélia Muge, Filipa Pais, Filipe Raposo, “A Cor da língua ACERT” e outros convidados.
Segue-se o concerto de FRA! descrita como a banda mais esfuziante do Gana, com uma mistura eclética de sons, frases melódicas e raízes progressivas baseadas na herança afrocêntrica. Constituída por músicos jovens e enérgicos, estes prometem fazer a multidão dançar logo nos primeiros segundos de concerto com as suas canções contagiantes.
A noite, e o festival, terminam com Moullinex. O músico viseense, e amigo da ACERT, é um nome indissociável de uma nova cultura disco e de clubbing em Portugal e será o responsável por fazer do jardim a pista de dança na qual nos despedimos desta viagem musical.
No Tom de Festa, a gastronomia ocupa um lugar muito próprio, podendo o público jantar a partir das 18h30, fruindo de atividades que antecedem os espetáculos, como os encontros com artistas e seus projetos, sendo de destacar a tertúlia que acontecerá no sábado à volta da vida e obra de António Quadros.
Nesta edição do Tom de Festa, a ACERT prossegue um serviço público de grande acessibilidade à fruição cultural, estando disponível um passe-geral de 15 e 20€, respetivamente para sócios e não sócios da ACERT, que permitirá o acesso a todos os dias de espetáculo do Festival, mas também bilhetes diários (10 e 7,5€). Os bilhetes estarão disponíveis na bilheteira da ACERT e na bilheteira online acert.bol.pt.
O Tom de Festa – Festival de Músicas do Mundo ACERT – conta com o apoio do Município de Tondela e do Ministério da Cultura.









