Operação da GNR “Peregrinação segura 2023” arranca hoje

04/05/2023 09:46

A Guarda Nacional Republicana (GNR) começa hoje a intensificar as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima.

O controlo estende-se até ao dia 14 de maio, no âmbito das celebrações das aparições de Fátima, visto que este é um evento que mobiliza milhares de fiéis ao santuário, e para o qual muitos peregrinos se deslocam a pé. Com a Jornada Mundial da Juventude, que decorre em Lisboa em agosto deste ano, a GNR prevê a possibilidade de uma maior afluência de peregrinos.

Numa primeira fase, a decorrer de 4 a 11 de maio, será reforçado o policiamento nas vias mais utilizadas pelos peregrinos pedestres e espaços envolventes dos locais do evento. Já de 12 a 14 de maio haverá um controlo de segurança das celebrações religiosas, a decorrer no Santuário de Fátima.

A GNR apela aos peregrinos que adotem os seguintes comportamentos: 

  • Andar em fila indiana;
  • Sinalizar o início e o fim dos grupos;
  • Não andar na estrada, mas sim pela berma;
  • Caminhar sempre na berma contrária ao sentido do trânsito;
  • Não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões;
  • Usar sempre, quer de dia quer de noite, coletes refletores;
  • Se for preciso reunir o grupo, fazê-lo sempre fora da estrada;
  • Não usar auscultadores nem auriculares;
  • Não utilizar o telemóvel durante a caminhada;
  • Fazer pausas durante a caminhada;
  • Não andar sozinho(a) durante a noite;
  • Ter cuidado especial ao atravessar as vias.

Na chegada à cidade de Fátima e ao Santuário, deixam ainda algumas recomendações:

  • Chegue atempadamente a fim de evitar filas prolongadas;
  • Não deixe bens à vista no interior dos veículos, guarde-os na bagageira antes de chegar ao local onde vai estacionar;
  • Não deixe documentos pessoais nos veículos, tenha-os sempre consigo;
  • Não transporte a carteira/telemóvel no bolso de trás ou na mochila, guarde-os num bolso da frente ou numa bolsa com fecho que esteja sempre em contato com o corpo;
  • Evite andar com grandes quantias de dinheiro, divida-o e distribua-o por vários locais;
  • Não leve bens de valor, nem objetos que sejam ostensivos;
  • Tenha sempre o telemóvel com bateria e o contacto dos demais elementos do grupo;
  • Logo após o fim das cerimónias, a saída deve ser calma e gradual evitando as filas prolongadas;
  • Nunca perca de vista os idosos e crianças que o acompanham, devendo estes terem sempre um contacto de um adulto do grupo.

Subscreva a nossa Newsletter Informativa

Receba as novidades todas as semanas no seu email.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *