Foi ontem assinado, em Lisboa, o Acordo Marco de Cooperação e Amizade entre o Município de Carregal do Sal e o Município de Curitiba.
«Assente na promoção do intercâmbio cultural em torno dos Valores da Tolerância e da Paz preconizados pelo Cônsul Aristides de Sousa Mendes, o Acordo, assinado pelo Edil Carregalense, Paulo Catalino e pelo Prefeito de Curitiba, Rafael Valdomiro de Macedo, firma a geminação entre os dois Municípios que, doravante, se comprometem a cooperar no sentido de dinamizarem boas práticas nas áreas da Promoção, do Intercâmbio da Cultura, das Tradições, do Turismo e outras, sempre com o enfoque nos valores perpetuados pelo ato heroico de Aristides de Sousa Mendes», revela a Autarquia Carregalense.
O acordo, agora firmado, vigorará pelo prazo de dois anos, podendo ser prorrogável por igual período, mediante acordo das partes.
O Edil de Curitiba – Brasil, que já foi Ministro da Cultura, no governo de Fernando Henriques Cardoso, expressou uma «enorme satisfação» em poder assinar este acordo com o Município irmão de Carregal do Sal, tendo evidenciado o quão importante é dar o «devido e merecido destaqu»e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes, que apelidou de Benemérito da Humanidade.
Para o Presidente da Autarquia Carregalense, a assinatura do Acordo Marco de Cooperação e Amizade entre Carregal do Sal e Curitiba representa «mais um passo, com assinalável significado na prossecução da evocação dos e aos valores preconizados» pelo Cônsul, reiterando o empenhamento da Câmara Municipal de Carregal do Sal na abrangência universal preconizada para Projeto Aristides de Sousa Mendes.
Saliente-se que, Curitiba foi o primeiro consulado onde Aristides de Sousa Mendes exerceu a nobre função de Cônsul em nome do Estado Português, entre os anos de 1918/19, tendo o Museu do Holocausto no Centro Israelita do Panamá, em Curitiba, prestado em 22 de novembro de 2021 homenagem, perpetuando o nome e o gesto heroico do Cônsul.
















