Teve início no passado dia 4 de julho o programa ‘Jovens Estuantes em Férias’, a decorrer até 19 de agosto.
Num envolvimento total de 100 jovens, com idades entre os 14 e os 19 anos, esta iniciativa oferece aos jovens «a possibilidade de colaborarem no funcionamento dos equipamentos/serviços municipais – biblioteca, piscinas, centro interpretativo, ninho de empresas, bem como nos projetos e atividades municipais – Eco Férias, Prevenção Florestal, Férias Ativas, Mortágua Viva 2022, promovendo a sua participação social, incrementando a sua autoconfiança, responsabilidade e capacidade de organização, proporcionando novas experiências, contato com o público e contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e enriquecimento da sua vivência cívica», descreve a autarquia local.
Cada jovem recebe um subsídio individual por cada dia efetivo de ocupação, durante uma quinzena, o« que poderá constituir um complemento interessante para o restante tempo de férias».
A Câmara Municipal de Mortágua define esta colaboração como «mutuamente benéfica», no caso do Município porque «permite integrar os jovens nos seus serviços de proximidade aos munícipes» e no caso dos jovens porque «podem juntar o útil ao agradável e viver uma experiência única e marcante».
A sessão de receção e boas vindas aos jovens inscritos aconteceu antes do início do programa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do Presidente da Câmara, Ricardo Pardal, da Vereadora da Cultura e Desporto, Ilda Matos, e dos Funcionários Municipais responsáveis pela monitorização do programa e acompanhamento dos jovens nos vários serviços/equipamentos municipais em que estão alocados.
A edição deste ano traz algumas novidades, sendo a primeira a organização da participação em âmbitos e não apenas em equipamentos ou serviços, de forma «a alavancar e incentivar a consciência crítica dos jovens para as respetivas temáticas».
















