Tempo quente e seco aumenta risco de incêndios e coloca nove distritos em alerta amarelo

10/05/2022 10:27

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos dias a continuação de tempo quente e seco, com temperaturas máximas acima da média para a época, podendo as temperaturas máximas variar entre 25ºC e 35ºC, pontualmente mais elevadas a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Registam-se, assim, índices de risco de incêndio elevados a muito elevados, em especial no interior Norte, Centro e na região Sul (Baixo Alentejo e Algarve), a agravar progressivamente nos próximos dias.

Face a esta situação, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) determinou a passagem ao Estado de Alerta Especial (EAE), nível AMARELO, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), entre as 00:00 horas do dia 10 e as 23:59 do dia 14 de maio, nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Viseu.

Para o mesmo período, foi, também, ativado um reforço máximo de 100 equipas de combate a incêndio, para fazer face ao agravamento do risco de incêndio rural. Tendo em conta estas condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, a (ANEPC) apela população que tenha especial atenção às seguintes medidas preventivas:

− É proibido fazer queimada extensiva sem autorização. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520.

− Nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo é proibido fazer queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520.

− Nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo é proibido utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.

− Nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo é proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

− Nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo é proibido lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

− Nos dias de risco de incêndio máximo é proibido usar motorroçadoras (excepto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.

A evolução do perigo de incêndio para os próximos dias pode ser acompanhada nos sítios da internet da ANEPC, do IPMA e do ICNF, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *