Viseu: Hacker detido pela Interpol é natural da freguesia de Abraveses

14/04/2022 13:08

O jovem de 21 anos que foi detido pela Interpol, no Reino Unido, começou aos 15 anos a movimentar-se no mundo digital, com a criação da plataforma RaidForums, um dos maiores sites de piratas informáticos do mundo, tendo traficado mais de dez mil milhões de dados roubados.

Diogo Santos Coelho, que nasceu e cresceu na freguesia de Abraveses, no concelho de Viseu, foi detido a 31 de janeiro pela Europol, resultado de uma investigação liderada pelo FBI.

Um dos negócios ilegais criados pelo hacker passava pela venda direta de dados roubados, sendo que o jovem chegou a publicitar, através de uma publicação, ter à venda cerca de dois milhões de números de contas de cartões de pagamento, moradas e números de telefone associados a cartões roubados num golpe contra vários hotéis norte-americanos.

No decorrer da investigação, o viseense, ao comunicar com um outro utilizador da chamada ‘dark web’, sem saber que se tratava de um agente do FBI infiltrado, preparava-se para vender um milhão de materiais roubados em troca de perto de 3 600 euros na cibermoeda Bitcoin.

Da mesma forma que o jovem natural de Viseu beneficiou do universo digital para lucrar «muito dinheiro» através de negócios ilegais, também o mesmo universo serviu para que o FBI juntasse a informação necessária para a sua detenção.

As autoridades detiveram mais dois suspeitos, alegados cúmplices de Diogo Coelho, ambos cidadãos estrangeiros.


Subscreva a nossa Newsletter Informativa

Receba as novidades todas as semanas no seu email.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *