No passado sábado, dia 22 de maio, na freguesia de S. Pedro de France em Viseu decorreu uma sessão de sensibilização para mulheres agricultoras e rurais, promovida e dinamizada no âmbito do Projeto “Para Além do Amor”.
O projeto apresentado é de âmbito nacional e da responsabilidade do MDM (Movimento Democrático de Mulheres). Procura sensibilizar para as diferentes formas de violência de que são vítimas, em maior número, as meninas, as raparigas e as mulheres.
A sessão foi de partilha de experiências e de informações sobre a igualdade de género no mundo rural, violências decorrentes da fraca valorização das mulheres agricultoras e da agricultura. Alertou também para caminhos que estas podem percorrer no sentido de se autonomizarem e verem reconhecido o seu importante papel na economia familiar, local, regional e nacional.
A apresentação foi dinamizada por Sílvia Martins e Laura Tarrafa da Associação das Mulheres Agricultoras e Rurais (MARP), e Filomena Pires do MDM.
Para o futuro, ficaram agendadas oficinas de formação, contribuindo para que o efetivo desenvolvimento sustentável, a igualdade entre mulheres e homens e a prevenção e combate à violência exercida sobre as mulheres no concelho de Viseu, tenham concretização.















