ARTIGO DE OPINIÃO: Abril, águas mil e Vitamina D nem vê-la

02/05/2021 12:49

São vários os doentes que questionam sobre a Vitamina D e o seu valor.

Uns por curiosidade, outros porque ouviram falar que pode ser o mal de muitos problemas e há até quem pense que possa ser uma arma contra a COVID-19.

Mas afinal, que Vitamina é esta?

Sintetizada pela nossa pele após a exposição solar ou obtida pela ingestão de alguns alimentos ou suplementos, a Vitamina D torna-se ativa após metabolização no fígado e depois nos rins. Tudo isto é orquestrado por uma série de hormonas cujo objetivo final é um equilíbrio de nutrientes no nosso corpo.

A Vitamina D passa a desempenhar então um papel importante na regulação do cálcio e fósforo, não sendo por isso de estranhar a sua relevante marca na prevenção e terapêutica de patologias ósseas. Doenças como o raquitismo e a osteomalacia estão relacionadas com a deficiência de vitamina D.

No entanto, não está comprovada a sua eficácia em doenças psiquiátricas, cardiovasculares, metabólicas, respiratórias, oncológicas… E até mesmo na COVID-19.

A pesquisa dos valores desta Vitamina não é para ser realizada em todos os doentes, mas sim àqueles que apresentem critérios para tal… Exposição solar muito limitada, síndromes de má absorção intestinal, insuficiências renais crónicas, entre outros. O seu médico de família avaliará a situação e a necessidade ou não de suplementação.

Por isso, caro leitor, aproveite que abril e as suas nuvens passaram e faça sim a sua prevenção da deficiência desta vitamina com uma exposição solar cuidadosa. Inclua na sua alimentação, que deverá ser equilibrada, alimentos que contenham este nutriente, como salmão e ovos.

Equilíbrio é a palavra de ordem e nada como um pouco de sol para ajudar.


Subscreva a nossa Newsletter Informativa

Receba as novidades todas as semanas no seu email.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *