Conhecer de perto alguns dos projetos já concretizados pelo município e assistir à apresentação de outras novas obras foi o que levou a Ministra da Coesão Territorial ao extremo norte do distrito de Viseu. «O senhor Presidente da Câmara apresentou-nos um vastíssimo conjunto de projetos, uma parte significativa deles com o apoio de fundos europeus. Isto significa que Cinfães está a aproveitar bem os fundos, que provam aqui a sua importância para a coesão territorial», afirmou Ana Abrunhosa.
A Ministra ouviu os detalhes sobre projetos na área social, económica, de educação e regeneração urbana e disse ser «muito inspirador perceber que os autarcas têm um papel interveniente em projetos com esta abrangência», que vão dos apoios para a promoção da natalidade à recuperação de aldeias tradicionais, da valorização do património natural à atribuição de bolsas para estudantes do ensino superior (o município vai aprovar já no próximo mês 160 bolsas para cinfanenses).
«É também para ajudar estes territórios que se fizeram os PROVERE – programas específicos para valorizar os produtos endógenos do Interior e potenciar o seu valor cultural, económico e social. É o exemplo do Parque de Campismo e Caravanismo onde estamos», acrescentou.
Inaugurado em setembro pela Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, o Parque de Mourilhe visa dar resposta à procura crescente de camas no concelho, e oferece a proximidade com a natureza e uma oferta de serviços que vão «trazer visitantes ao território».
«Cinfães está a cuidar primeiro de quem cá esta, melhorando condições de habitação, estimulando e premiando o mérito, tornando-se mais atrativo para empresas e visitantes. E isso exige que haja apoios direcionados e exclusivos para o Interior, e que tenhamos a coragem de tratar de forma diferente o que é, de facto, diferente», afirmou.
Na «terra onde dos deuses se esmeraram», como relembrou o Presidente da Assembleia Municipal, a governante presidiu ainda à cerimónia de atribuição dos prémios de mérito escolar 2019/2020, com que o município distingue os melhores alunos das suas escolas.
Respondendo ao desafio do autarca, Ana Abrunhosa considerou que deve ser considerada uma revisão do mapa dos territórios de baixa densidade, que atualmente «corresponde a dois terços do País», o que dificultará negociações para benefícios fiscais, «por exemplo, semelhantes às regiões periféricas, junto da Comissão Europeia».
Ana Abrunhosa frisou, no entanto, que qualquer revisão deste mapa «terá de partir dos municípios» e que só eles poderão «iniciar esse exercício, quer dos indicadores que querem considerar para os territórios do Interior, quer para aquilo que considerem que deve ser o interior mais profundo, de modo a permitir medidas distintas e direcionadas».
Fonte/foto: /www.portugal.gov.pt/pt
















