O Grupo alcançou o marco histórico de 1.452 milhões de euros de volume de negócios consolidado, um aumento de 281 milhões de euros face ao ano de 2021, traduzindo-se num crescimento de 24 %. O EBITDA* atingiu os 210 milhões de euros, mais 14 % do que no ano anterior. O resultado líquido foi de 46,3 milhões de euros, representando um aumento de 22% acima do exercício de 2021.
Estes resultados económonicos apresentados são relativos a 2022, ano marcado por um forte aumento dos custos de energia, combustíveis e matérias-primas, consequência face ao recrudescimento da inflação, provocada pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
Nos mercados externos, o Grupo Visabeira mantém como principal estratégia, o crescimento das suas atividades core – prestação de serviços de engenharia de redes de telecomunicações e energia – para os principais operadores europeus e o reforço da sua posição nestes mercados. Em 2022, os mercados externos representam 79% do volume de negócios do grupo.
O mercado europeu, excluindo Portugal, representa uma dimensão cada vez mais relevante. No final de 2022, o seu volume de negócio alcançou os 903 milhões de euros, representando um crescimento de 31 % face a 2021, sendo os principais mercados França, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Itália, Espanha e Suécia.
África teve um desempenho relevante ao contribuir com cerca de 155 milhões de euros para o volume de negócios, um crescimento de 52% face a 2021.
Os Estados Unidos da América, Ásia e Oceânia registaram um valor de 85 milhões de euros.
A Visabeira Global, holding que integra os negócios na área das telecomunicações energia, tecnologia e construção, regista um volume de negócios em 2022 de 1.210 milhões de euros, mantendo-se assim como a área de negócios com maior peso no Grupo Visabeira, 83% do volume de negócios, representando um crescimento de 23% face ao ano anterior. Estes dados resultam da performance operacional nas atividades de serviços de engenharia de redes de telecomunicações e energia tanto a nível nacional e internacional, assim como nas operações próprias de televisão por cabo, em Angola, Moçambique, e nas operações em Marrocos e São Tomé e Príncipe, através da Companhia Santomense de Telecomunicações.
A Visabeira Indústria atinge 189 milhões de euros, representando um aumento de 23% face ao mesmo período de 2021, contribuindo com 13% para o volume de negócios consolidado do Grupo Visabeira. Nesta área, destaque para os resultados alcançados pela Vista Alegre que, em 2022, atingiu um máximo histórico de vendas, com um volume de negócios de 143 milhões de euros e um EBITDA de 27,5 milhões de euros.
A Visabeira Turismo, Imobiliária e Serviços, em processo de recuperação pós-pandemia registou um volume de negócios de 53 milhões de euros, o que representa cerca de 4% do volume total de atividade do Grupo. Nota, ainda, para os mais de 4.400 mil milhões de euros de volume de negócios em carteira, para o Grupo Visabeira, que transitaram para 2023.
*EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization), em português, LAJIDA (Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização).










