A Feira de Março, realizada na União das Freguesias de Tavares (Chãs, Várzea e Travanca), regressa este ano, nos dias 26 e 27, após um interregno devido à pandemia.
À semelhança de anos anteriores, a sétima edição desta afamada Feira contará com dois dias de festa, a iniciar no sábado, 26, pelas 19 horas, com o V Encontro Gastronómico: «Para além de aliar a gastronomia, aquilo que são os pratos tradicionais, as nossas tradições gastronómicas, feitas com a qualidade dos nossos produtos regionais, também tem espetáculos, onde as pessoas podem ir confraternizando ao longo de toda a mostra», avança o presidente da Junta da União de Freguesias de Tavares, Alexandre Constantino.
O encontro, que contará com cinco pratos distintos, será acompanhado pelos espetáculos ‘Sinfona de Tavares’, pelo grupo de teatro ‘Hábitos’, a Orquestra Juvenil e o concerto de Tozé Santos.
Já no segundo dia do certame, que arrancará pelas 10 horas, manter-se-á o tradicional concurso de ovinos. «Esta é uma tradição que já perdura há muitos anos, os criadores iam ao Monte da Nossa Sr.ª do Bom Sucesso com o seu gado para que este fosse abençoado e durante o ano pudesse produzir mais leite e mais carne, e não tivesse nenhum contratempo ao longo do ano que prejudicasse a sua produção. É um habito que tem-se enraizado ao longo dos anos e nós temos continuado com esta tradição», explica Alexandre Constantino.
O concurso de ovelhas da raça Bordaleira Serra da Estrela, que faz arrancar o segundo dia da festa, incentiva «uma das características principais desta raça, que são os chifres».
Pelas 10h30 terá lugar a Eucaristia na Capela da Nossa Sr.ª do Bom Sucesso; seguindo-se, pelas 14 horas, a atuação do Grupo de Cavaquinhos; pelas 15 horas, o palco receberá Saúl; pelas 16h30, Tiago Marques; finalizando, pelas 17 horas, com o também tradicional concurso Vinho do Produtor.
O presidente da Junta da União de Freguesias de Tavares caracteriza o certame como «uma festa da família, uma festa tradicional, uma festa de cariz rural e é assim que queremos manter esta tradição, porque é isto que nos diferencia de outros eventos».















