No próximo sábado, 15 de novembro, pelas 21h3, a Fundação Lapa do Lobo dá continuidade ao seu ciclo de mesas redondas com o tema “Estados Unidos – China – União Europeia: QUE FUTURO?”, com a presença do embaixador Luís Almeida Sampaio. O evento será moderado por João Paulo Sacadura e contará com uma análise sobre o atual contexto geopolítico global, a partir da experiência e perspetiva do embaixador. O encontro, com a duração de 90 minutos e entrada gratuita, acontece no Auditório Maria José Cunha, com a lotação de 80 lugares.
Luís Almeida Sampaio, atual embaixador de Portugal em Praga e ex-embaixador em Berlim durante o período da Troika e Passos Coelho, foi testemunha de momentos cruciais da política europeia, incluindo a saída e regresso de Paulo Portas e a presença da chanceler Angela Merkel em momentos históricos. Com uma longa carreira diplomática, Luís Almeida Sampaio teve um papel ativo nas negociações da União Europeia, da NATO e acompanhou a visita de Donald Trump à NATO em 2018.
Durante esta conversa com João Paulo Sacadura, o diplomata irá partilhar a sua visão sobre os desafios e oportunidades que se colocam à Europa, especialmente numa altura em que os equilíbrios de poder entre os Estados Unidos, a China e a União Europeia estão em constante evolução.
Para a Fundação Lapa do Lobo, “Este ciclo de mesas redondas tem sido um ponto de encontro de reflexão e debate sobre questões atuais e urgentes para o futuro global. Após a análise de José Rodrigues dos Santos, em outubro, a intervenção de Luís Almeida Sampaio continua o ciclo com uma perspetiva diplomática e europeia, essencial para entender o futuro das potências globais.”















