A Câmara Municipal de Nelas aprovou a Estratégia Local de Habitação para o seu concelho, que terá um investimento de cerca de nove milhões de euros para o apoio ao acesso à habitação nos próximos quatro anos.
Este plano prevê a concretização da construção de novas habitações ou reabilitação de casas degradadas ao longo dos próximos quatro anos, contando com o apoio do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e do Plano de Recuperação e Resiliência.
Em comunicado, a Câmara de Nelas esclarece que está prevista a reabilitação de pelo menos 15 habitações em várias localidades do concelho e o apoio aos proprietários nas obras a realizar. Também em informações cedidas pela autarquia, pode-se ler que será executada a construção ou reabilitação de 28 habitações para famílias, que têm solicitado habitação social nos últimos anos, e que sejam cedidos para arrendamento, além da construção de 27 novas habitações arrendadas a famílias que vivem em núcleos precários ou acampamentos, sobretudo de etnia cigana. As obras serão feitas em terrenos já comprados pela autarquia.
A estratégia de habitação prevê também a construção ou reabilitação de pelo menos 50 apartamentos T2 para venda a custos controlados, com o objetivo de fixar jovens casais em Nelas.
A Estratégia Local de Habitação agora aprovada vai ser enviada para aprovação na Assembleia Municipal, para posterior envio ao IHRU para celebração do respetivo Protocolo de Financiamento e Cooperação entre aquele Instituto e o Município de Nelas.















