Mortágua: PSD regressa à corrida Autárquica, num sufrágio em que o atual Presidente procura renovar a confiança dos eleitores

09/10/2025 14:41

Localizado na sub-região de Coimbra mas pertencente ao distrito de Viseu, o concelho de Mortágua tem uma área total de 251,18 km² e 8 963 habitantes, de acordo com os Censos de 2021. O território é subdividido nas freguesias de Cercosa, Espinho, Marmeleira, Pala, Sobral, Trezoi e União das Freguesias de Mortágua, Vale de Remígio, Cortegaça e Almaça.

Ricardo Pardal, atual Presidente da Autarquia, eleito em 2021, volta a candidatar-se pelo Partido Socialista. O Edil considera que o programa apresentado há quatro anos vai para além de um mandato e mostra-se convicto de que é capaz de fazer «fazer mais e de fazer melhor», seja na economia, na educação ou no setor social, onde pretende desenvolver projetos em rede com as IPSS e com todos os agentes que contribuem para o bem-estar das populações.

Quem também se volta a apresentar a sufrágio é André Faustino, que volta a encabeçar o movimento independente “Renovar Mortágua”. Depois de em 2021 ter arrebatado 32,43% dos votos, este projeto procura combater aquilo que consideram ser «um marasmo político» que está instalado no concelho, fruto dos executivos PS e PSD. A lista encabeçada por André Faustino defende a aposta no turismo e a fixação de jovens no concelho, o reforço do apoio às associações culturais e recreativas e uma democracia mais participativa.

Depois da ausência em 2021, o PSD regressa à corrida eleitoral de Mortágua com Emília de Matos. A advogada e empresária exerceu funções como vereadora entre 2013 e 2018 e foi presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mortágua. Os Sociais-Democratas entendem que têm a equipa certa para «voltar a colocar Mortágua no mapa, criando dinâmicas de progresso, atratividade e desenvolvimento, nas quais envolveremos a população, os agentes económicos, sociais e culturais do concelho, bem como as estruturas distritais, intermunicipais e nacionais do poder».

Já a CDU apresenta o jovem João Gomes. Com apenas 25 anos, o candidato é natural de Vale de Açores e está a tirar um mestrado em Estudos Artísticos, sendo atualmente membro da Juventude Comunista e do Grupo Ecológico da Associação Académica de Coimbra. Uma candidatura que assenta em três palavras-chave: trabalho, honestidade e confiança.

Quem se estreia nas eleições Autárquicas de Mortágua é o Partido CHEGA. Confiantes que os resultados que se têm verificado a nível nacional, possam também acontecer a nível local, o partido liderado por André Ventura apresenta a jovem Carolina Pereira.

Nas últimas eleições, o PS obteve 61,90% dos votos, contra 32,43% do Renovar Mortágua e 1,02% do PCP-PEV.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *