As paróquias de Mesquitela e de Cunha Baixa, no concelho de Mangualde, deram as boas vindas, no passado domingo, 16 de novembro, ao seu novo pároco, o padre Constantino Hembe, durante a celebração da eucaristia presidida pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano.
O Bispo pediu às assembleias presentes que acolham «com alegria o novo pároco”» agradecendo a sua disponibilidade, o zelo missionário, a sua dedicação e colaboração até então como vigário paroquial.
D. António Luciano agradeceu também ao pároco cessante, padre Paulo Domingues, e ao cooperador paroquial, padre João Martins, o seu trabalho realizado em prol destas paróquias.
O sacerdote tem como missão «ensinar, santificar e governar», à semelhança de Cristo, o bom Pastor, recordou o Bispo, pedindo que «todos juntos construam, na escuta, no diálogo e na proximidade, uma comunidade renovada, com o empenho das famílias, das crianças, dos adolescentes e dos jovens, sendo protagonistas de uma Igreja marcada pela esperança em Cristo Ressuscitado.»
A importância das orações pelo aumento das vocações sacerdotais e da renovação da Igreja, em caminho sinodal, foi também um pedido feito pelo Bispo na homilia.
Neste dia, em que se celebrou o Dia Mundial dos Pobres, o Bispo salientou o exemplo de São Martinho, conhecido pelo «grandioso gesto de repartir o seu manto com um mendigo» e apelou a «que todos saibamos olhar para o mundo de hoje com espírito de verdadeira fraternidade e solidariedade».
No dia anterior, 15 de novembro, D. António Luciano deslocou-se à paróquia de Orgens, em Viseu, onde presidiu à celebração que assinalou os 25 anos da construção da Capela da povoação de São Martinho, padroeiro desta comunidade. O Bispo pediu aos fiéis que sigam o exemplo deste santo e ajudem os mais pobres, «aprendendo a partilhar a vida, o pão e os bens com os mais necessitados», enaltecendo esta data tão significativa para a comunidade local.















