A Câmara Municipal de Lamego vai construir centros cívicos. em quatro freguesias rurais do concelho, para servirem a população em diferentes áreas e dinamizarem a vida cultural, social e económica local. O primeiro projeto já está em construção na freguesia de Valdigem, que resultará da requalificação de uma estrutura de betão que nunca teve qualquer função, num investimento municipal de 1.178.414,43 euros (com IVA), financiado pelo Programa Operacional Regional Norte 2030.
As freguesias de Cambres, Lalim e Britiande também integram esta rede de equipamentos públicos que vão apoiar as associações locais e as atividades das freguesias. A juntar a isto, na freguesia de Sande, também está a ser requalificada a antiga escola primária, que servirá de albergue de apoio aos peregrinos dos Caminhos de Santiago, do Caminho dos Monges e da Rota da EN 2.
«As freguesias rurais continuam a ter muito potencial e condições para que ali se possa viver. Estes centros cívicos são projetos com uma base e uma ideia comum, mas depois cada um é ajustado à especificidade da freguesia e às dinâmicas já existentes e, muito especialmente, às dinâmicas novas que queremos criar. Vão ser equipamentos polivalentes para dar apoio às associações e às atividades da freguesia», fundamenta o presidente Francisco Lopes, em comunicado.
«A requalificação da estrutura de betão em Valdigem aproveita o investimento já efetuado, há mais de 20 anos, dignificando o espaço e a zona envolvente. Por outro lado, no centro da vila de Cambres, a Câmara de Lamego também vai criar um moderno centro cívico, junto ao campo de futebol, estando agora a decorrer o concurso público para a adjudicação da empreitada. O investimento municipal ascenderá a 921.062,71 euros (mais IVA). Segue-se depois a criação dos centros cívicos de Lalim e Britiande», esclarece, ainda, o autarca, na nota.















