A vila de Lazarim, em Lamego, é palco na próxima segunda-feira, dia 10 de novembro, pelas 18 horas, da reconstituição etnográfica da Procissão de São Martinho, tradição com características profanas que celebra o São Martinho.
Em tempos antigos, a Procissão de São Martinho era organizada pelas pessoas mais humildes da comunidade local, na qual apenas os homens poderiam participar. Percorrendo as ruas e cantando uma cantiga tradicional, os participantes aguardavam que o proprietário da casa lhes oferecesse um copo de vinho. Quando isso não acontecia, o anfitrião era, em tom de brincadeira, “excomungado”.
«Tendo em conta a importância da preservação e divulgação do património material e imaterial local, o Município de Lamego dá continuidade a esta herança cultural de Lazarim, contribuindo para uma maior proximidade com a comunidade envolvente», explica o município em comunicado.
No final, todos são convidados a participar no tradicional magusto de São Martinho.
Esta recriação histórica é promovida pelo Município de Lamego, com o apoio da Junta de Freguesia de Lazarim e a participação do Grupo de Teatro Aldeia Verde.















